Liderar é ação e palavra bonita, especialmente para as mulheres que trabalham e empreendem no século XXI, tempo de muita mudança tecnológica e impactos nas formas de administrar empresas e os mais diversos negócios. Digo isso, porque gerencio minha empresa à distância – e olha que já passamos do período de pandemia. Há, inclusive, para isso uma série de softwares que permitem a gestão empresarial à distância. Mas não é disso que estou falando. Quero tratar aqui do fator humano envolvido nesse desafio.
Para conseguimos administrar uma empresa assim, a
organização e a preparação da equipe são dois fatores que vão garantir o sucesso
ou o fracasso do seu negócio. O time é o que coloca tudo em funcionamento e,
por isso, acompanhar pessoas da equipe que ficam na supervisão é um trabalho
que deve ser feito antes, durante e depois da gestora ou gestor se distanciar.
Essas pessoas são estratégicas e devem ter e levar adiante a mesma visão que
você tem do seu negócio, pois assim não terá problemas ou desafios insolúveis
no crescimento e expansão do empreendimento.
Nessa direção, acredito que pessoas muito
centralizadoras tenham mais dificuldades em dar autonomia aos demais, porque
têm dificuldade em delegar e confiar. Confia-se em quem ensinou bem a pessoa
que ficou no espaço físico da empresa e, eventualmente, coordena o grupo.
É importante desenvolver uma cultura da confiança,
mas a disciplina é o pilar que sustenta essa relação. Estabelecer dia, horário
e ter o tempo de planejar as estratégias de crescimento em conjunto faz toda a
diferença. Como não há o controle presencial, é essencial ter confiança nas
pessoas que exercem o cargo de liderança.
Mas não adianta esquecer quem é o responsável pela
empresa. Como líder principal, o empresário sempre terá um olhar estratégico e
visão para novas áreas e as novas contratações – e isso ninguém assume em seu
lugar.
Seja o mentor central e não esqueça oportunizar
formas para crescimento. A ideia de evolução constante é uma chama que deve
estar acesa na empresa sempre!
Então, para obter e assegurar produtividade com
crescimento, seguem alguns passos que tenho observado como verdadeiros
divisores de água para o que tudo transcorra bem:
- Tenha organização uma boa pessoal e como
gestor/gestora;
- Promova treinamentos para equipe e momentos de
interação com o objetivo de motivar e engajar o time;
- Dê feedbacks de forma individual e personalizada;
- Estabeleça metas e objetivos entendidos por toda
a empresa;
- Pense nas formas de crescimento do funcionário
dentro da organização e não apenas no
crescimento seu como chefe.
E fique atento aos resultados que virão.
Produtividade deve gerar faturamento e vice-versa. Quando se atinge o
equilíbrio entre esses dois fatores na equação, o seu negócio está garantido,
mesmo que você esteja longe fisicamente, mas presente nas
ideias.
Isabela Brisola - advogada
fundadora do Brisola Advocacia e empreendedora. É especialista em Direito
Previdenciário.
Brisola Advocacia Associados
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