Estudo da Scanntech revela queda na demanda por produtos lácteos, especialmente o leite, nos primeiros quatro meses de 2023, mesmo com menores aumentos de preços no período. Um dos motivos apontados é a queda do poder de compra do consumidor nos últimos dois anos - de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE).
O preço do leite apresentou forte elevação em 2022, com maior alta em julho, e
começou a cair ao longo do 2º semestre. Em 2023, o produto voltou a
sofrer aumentos de preço, principalmente em fevereiro e abril, medida que
provocou forte retração no volume de vendas, atingindo o menor patamar dos
últimos 16 meses.
O consumo de queijos apresentou estabilidade no primeiro quadrimestre de 2023,
na comparação com o mesmo período do ano passado. A muçarela, que junto com o
Minas Frescal, Prato e Minas Padrão respondem por mais de 90% do mercado), teve
o melhor desempenho entre os tipos predominantes, pois teve o menor aumento de
preços (17%) e o menor recuo no volume de vendas (-3%). Alguns dos tipos mais
caros registraram forte variação de preços, como o Gruyere (+25%) e o Minas
Frescal (+24%).
“Fatores como a perda de poder de compra do consumidor,
diante de um cenário de aceleração inflacionária em 2022 e de endividamento das
famílias, impactaram negativamente o consumo, em especial dos itens de
Mercearia Básica, cesta mais sensível à perda de poder aquisitivo”, explica
Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
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Scanntech
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