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ESG, gestão de pessoas, diretrizes éticas, responsabilidade social e ambiental. A lista de exigências que precisam ser seguidas atualmente pelas empresas é grande, mas fundamental. Se a ideia do planeta no futuro é ser mais justo e sustentável, é preciso começar a aplicar esses conceitos no dia a dia dos negócios e colaboradores. Como fazer isso quando se fala de uma marca pequena ou média, que não conta com grandes equipes ou especialistas em cada um desses assuntos?
Para a gerente de compliance da
Tecnobank, Thais Takagi, a adoção dessas práticas não é uma questão de tamanho,
mas de vontade. “O que chamamos de compliance é nada mais do que
posicionar as empresas de acordo com as leis e os padrões éticos, além de
regulamentos internos e externos. E isso pode ser feito em qualquer empresa,
independentemente do porte”, explica a especialista, que elenca os principais
pontos a serem seguidos para garantir um compliance sólido em qualquer negócio.
"O Brasil, inclusive, é referência mundial no assunto. O país tem
iniciativas que, muitas vezes, estão à frente inclusive de países de primeiro
mundo", ressalta.
- Sustentabilidade
“Muitas pessoas ainda acham que sustentabilidade é
apenas sobre respeito ao meio ambiente, mas isso não é verdade. Só é
sustentável o produto ou serviço que observa também os direitos humanos, a
responsabilidade social e outros aspectos fundamentais para o mundo
contemporâneo”, pontua. Portanto, não adianta produzir uma geleia orgânica, por
exemplo, mas desrespeitar direitos trabalhistas.
- Atenção
aos fornecedores
Um bom programa de compliance deve
levar em conta, também, as práticas adotadas pelos fornecedores escolhidos. Não
basta ter uma operação cuidadosamente planejada, é preciso assumir a
responsabilidade de contratar apenas empresas terceirizadas que tenham como
premissa fazer o mesmo.
- Conformidade
jurídica
Não é necessário ter um departamento jurídico
interno, mas toda empresa precisa de uma boa assessoria para garantir que todas
as leis e regulamentações estejam sendo seguidas corretamente. “Estar em
conformidade com a legislação é fundamental para o compliance. Uma
assessoria jurídica de confiança traz mais segurança, nesse sentido”, destaca
Thais.
- Canais
de denúncia
Abrir os canais de comunicação com a equipe e os
consumidores é indispensável para um bom programa de compliance.
Afinal, é preciso fortalecer e incentivar as pessoas a participarem ativamente
da construção de uma empresa mais correta.
- Resposta
rápida
Preparar um guia de crises que preveja situações de
risco é uma boa maneira de antecipar problemas e listar possíveis soluções para
cada um deles. “Quando há um problema que ameaça o programa de compliance,
é muito importante responder rapidamente a ele com soluções eficazes. Isso só é
possível quando a empresa já tem, previamente, um guia que indique que atitudes
tomar em cada situação de crise”, completa a especialista.
Tecnobank
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