Total foi de 232.478 investidas de golpistas contra os brasileiros; adultos entre 36 e 50 anos foram os alvos preferidos
Em abril, os brasileiros sofreram uma
tentativa de golpe a cada 11 segundos. Os dados, que são do Indicador
de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, mostram que o total foi
232.478 investidas de criminosos contra consumidores e empresas a fim de
fraudá-los ou roubar suas identidades. Apesar de alarmantes, os números
sofreram uma queda de 14,8% relativos a março e um recuo de 22,2% comparados a
abril de 2022. A seguir, veja os dados completos no gráfico:
O segmento
favorito dos criminosos para aplicar golpes em abril foi o de “Bancos e
Cartões” (46,4%). O executivo explica que isso é devido ao avanço tecnológico
que garante um ganho financeiro rápido aos golpistas, em função das transações
serem instantâneas. Em seguida no ranking ficou o setor de “Serviços” (26,8%),
“Financeiras” (20,9%), “Varejo” (4,7%) e “Telefonia” (1,4%).
Alvo
dos criminosos: adultos entre 36 e 50 anos
O indicador de
tentativas de fraude mostrou ainda que, em abril de 2023, os adultos com idades
entre 36 e 50 anos foram os alvos principais dos golpistas, com 36,6% de
incidência. Em seguida foram aqueles com 26 a 35 anos (27,5%), 51 a 60 anos
(14,2%), jovens de até 25 anos (10,9%) e idosos acima dos 60 anos (10,8%).
Sudeste
lidera ranking com estados que mais sofreram tentativas de fraude
Os números também mostram que São
Paulo (71.820), Rio de Janeiro (23.540) e Minas Gerais (21.082) foram,
respectivamente, as Unidades Federativas (UFs) que mais sofreram com tentativas
de fraude em abril de 2023. Confira a seguir a listagem completa:
Mais de mil tentativas de fraude por milhão de habitante
A cada um milhão de habitantes, houve
1.077 tentativas de fraude no Brasil. Na visão por Unidade Federativa (UF)
neste recorte, foi o Distrito Federal (DF) que liderou com 1.755 tentativas de
golpes a cada 1 milhão de habitantes e o Maranhão (MA) com a menor incidência
(483). Veja no gráfico a seguir os números completos:
Evite
fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
• Garanta que
seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
• Desconfie de
ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas
conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS
e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de
crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Atenção com
links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles
podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
• Não forneça
senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
• Monitore o seu
CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
• Com a
aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas
estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e
tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança
da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por
exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que
possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com
combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem
expandir os negócios com segurança.
• Conte com
plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online,
prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os
pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento
das transações à segurança;
• Faça a análise
de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de
fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um
pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial,
verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma
de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio
por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse
tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial
para resguardar o seu negócio contra fraudes;
• Verifique cadastros.
Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança
de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos
consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas
no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os
riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar
tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de
dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
• Consulte o
perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do
consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a
existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e
seguro avaliar os riscos de uma operação.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos
de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de
CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
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