Líderes
com fluência em inglês podem conquistar um aumento salarial de 90%Aprender o inglês permite que você expanda as suas possibilidades
na vida pessoal e no trabalho. (Imagem: Unsplash).
No dia 1° de maio celebramos o Dia do Trabalho. A data homenageia todos os trabalhadores e faz alusão às suas conquistas marcadas na história. O trabalho, que teve início com a pesca e a caça para subsistência, evoluiu para algo mais subjetivo, como o desejo de estabelecer uma vida mais digna, poder contribuir com a família, e manter a autoestima elevada. Entretanto, para atuar na área desejada e garantir melhor qualidade de vida, pode ser preciso concorrer a vagas que exijam mais qualificações. Durante uma seletiva de emprego, as empresas exigem requisitos mínimos, como, por exemplo, o domínio da língua inglesa.
Ter uma vaga que lhe traga sentido na vida é um dos principais objetivos dos jovens que buscam, cada vez mais, garantir a estabilidade financeira trabalhando com o que gostam. De acordo com a consultoria Page Outsourcing, o desejo de conquistar o emprego dos sonhos em empresas renomadas no mercado está dividido, no qual cerca de 48,9% dos entrevistados buscam oportunidades em grandes companhias, enquanto 45,5% desejam trabalhar em pequenas e médias empresas. As startups, por sua vez, são alvo de apenas 5,5% dos entrevistados. No estudo, foram ouvidas mais de 6,3 mil pessoas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
“O mundo dos negócios está cada vez mais exigente. As empresas exigem profissionais mais qualificados e quanto melhor o currículo e a performance do candidato durante a entrevista, maior a chance de conseguir um emprego. Com o surgimento de empresas focadas em inovações tecnológicas, o profissional precisa seguir o ritmo das novas demandas do mercado. As marcas estão se expandindo globalmente, os colaboradores têm contato com gente do mundo todo. Por esta razão, o inglês - conhecido como o idioma dos negócios - é a ferramenta para quebrar barreiras e gerar mais oportunidades para a organização. Além disso, não somente as grandes empresas solicitam o inglês, como também as pequenas e médias consideram-no como um requisito indispensável”, explica Bruno Barros, Consultor Pedagógico de Idiomas do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).
De acordo com uma pesquisa da Page Personnel, empresa de recrutamento e seleção, cerca de 60% das vagas já pedem o idioma, o que é uma porcentagem de impacto para qualquer setor. A pesquisa mostrou também que, daqui a 10 anos, o idioma passará a ser requisito básico no mercado de trabalho. Uma outra pesquisa, do site de empregabilidade Catho, mostrou que profissionais que falam inglês podem conseguir um aumento de salário de, em média, 83%, podendo chegar até 118% para consultores e 90% para papéis de liderança.
Saber uma língua estrangeira é muito importante para diversos aspectos da vida para além do trabalho. Quem sabe falar inglês terá sempre portas abertas e acesso a um amplo canal de informação, podendo obter conhecimentos de novas vivências culturais.
O inglês é um dos fatores fundamentais
para te tornar um profissional de sucesso, e para contribuir para a evolução da
sua carreira, Bruno Barros, Consultor Pedagógico de Idiomas do CEBRAC, cita 3 dicas. Confira:
1. Seja flexível: em várias áreas, a flexibilidade já é uma exigência! Um
profissional que apresenta uma performance resiliente, que sabe lidar com os
desafios, entender o feedback e ser empático, pode se tornar um líder;
2. Lidar com
pessoas diferentes: em um mundo globalizado, a chance de
lidar com pessoas de personalidades e culturas diferentes só aumenta. É preciso
ter inteligência emocional para lidar com diferentes realidades e entender
novos padrões, sejam culturais, ideais e/ou de crenças;
3. Saiba mediar
conflitos: em relações interpessoais e
profissionais, é comum que existam conflitos, por isso, é fundamental saber
como mediar situações de estresse sem causar desgastes no ambiente de trabalho.
Com a expansão das empresas, muitos
projetos agora envolvem profissionais de outros países. Ter fluência no inglês
permite que o colaborador se comunique com estrangeiros, podendo até conquistar
uma vaga no mercado internacional.
CEBRAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário