terça-feira, 4 de abril de 2023

Especialista dá dicas para recrutamento remoto eficiente

Karina Cavalcanti, da Conceito 3W, explica os passos que não podem ser deixados de fora em um processo seletivo online

 

Com a ampliação do trabalho remoto, um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é o de realizar processos seletivos assertivos a distância. O quanto estar longe dos candidatos pode impactar uma decisão e maximizar os erros na hora da contratação? 

De acordo com Karine Cavalcanti, especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, existem alguns passos que devem ser seguidos para que o recrutamento online tenha bons resultados. 

“O primeiro passo é a preparação. Comece selecionando um descritivo com todas as características da vaga para mapear o quanto o seu candidato está alinhado com a oportunidade. Depois, prepare-se para fazer a entrevista. Saiba por que você está entrevistando essa pessoa e use o bate-papo apenas para explorar a comunicação, postura e energia, e não para ouvir o currículo dele”, aconselha. 

A preparação também é o momento de antecipar para o candidato tudo o que ele precisa saber para se preparar para a conversa. Ou seja, é preciso enviar um mini passo a passo explicando o horário, local e/ou qual ferramenta ele precisa ter para acessar tranquilamente o bate-papo e, se possível, o link para ingressar direto. 

Karine recomenda, para humanizar a entrevista e enxergar além do papel, fazer a pergunta de ouro para qualquer candidato. “ O que você tem orgulho de contar que o seu currículo não consegue mostrar?”, aponta. 

Na hora do papo com o candidato, é necessário quebrar o gelo e gerar conexão, usando o tom de voz para passar energia de alguma forma. A especialista recomenda que o recrutador tenha clareza do momento atual dele e investigue se o trabalho remoto é uma opção momentânea ou de longo prazo. 

“É importante deixar claro no começo da conversa que você compreende que qualquer imprevisto pode acontecer durante o bate-papo. A internet pode cair, alguém pode ligar, chamar, gritar e surgir. É normal, acontece com qualquer um. Isso vai mostrar que o candidato pode confiar em você e ser transparente o tempo todo”, explica Karine. 

Um último passo sugerido pela especialista é lembrar que um recrutamento online também requer feedback para o candidato. “Seja justo e entenda que por trás de todo o processo seletivo existe uma alma aguardando ansiosamente por uma resposta. Seja sim ou não, o importante é alinhar expectativas. Defina uma data para o retorno e a cumpra”, conclui. 

 

Karine Cavalcanti - Sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, e criadora da metodologia que encanta candidatos e conquista a confiança de empresas por todo o Brasil. Tem 10 anos de experiência em Recrutamento & Seleção, já tendo entrevistado mais de 6 mil pessoas ao longo dos anos.  Para mais informações, acesse https://www.conceito3w.com.br/  ou pelo instagram https://www.instagram.com/conceito3w/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário