Especialista dá as
principais dicas para manter o bom serviço diante da economia
O número de pequenas e médias empresas abertas vem
crescendo, mesmo com a crise. Seja por uma nova oportunidade que surge ou pela
falta de possibilidades no mercado de trabalho CLT, o empreendedorismo chega
como solução imediata para milhares de brasileiros. Mas, como fazer seu negócio
dar certo com um pequeno investimento e sem comprometer a qualidade do
atendimento? Éber Feltrim,
especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, dá algumas dicas
importantes de como reduzir custos sem sacrificar os serviços prestados.
“Entre clínicas e hospitais, por exemplo, os
principais custos são energia, água, luz, telefone, folha de pagamento,
impostos, manutenção de equipamentos, material de uso médico, material de
escritório, entre outros. Por isso, a melhor forma de redução é analisar esses
gastos todos os meses, para verificar se há discrepância. Também é necessário
evitar e controlar desperdícios de materiais. Importante ainda, antes de realizar
qualquer tipo de compra, fazer no mínimo três cotações e fechar com a empresa
que apresentar o melhor preço”, explica.
O especialista esclarece que todas as áreas podem
manter a qualidade de atendimento ou até melhorá-la enquanto faz uma redução de
custos. Para isso, é importante que o profissional diretamente ligado ao
atendimento ao cliente seja empático, paciente e saiba se adaptar para lidar
com diversos tipos de situações e pessoas, sustentando uma comunicação clara e
objetiva sem ser arrogante e demonstrando conhecimento no setor em que atua.
A estrutura também faz muita diferença. Feltrim
explica que ter um software de gestão financeira é essencial para o negócio.
Quando o sistema é bem alimentado com todas as informações, ele pode fornecer
planilhas e gráficos automáticos para verificar a performance de cada plano de
conta.
“Outro pilar é envolver a equipe nos processos.
Fazer reuniões mensais com o quadro de colaboradores, explicando a importância
de evitar desperdícios com materiais, sempre apagar a luz em ambientes que não
estão utilizando, não esquecer uma torneira aberta, entre outros. Os
colaboradores tendo ciência desses compromissos, isso é automaticamente
repassado para os pacientes sem que haja um desconforto”, acrescenta.
Para otimizar a gestão financeira na redução de
custos e aumentar a rentabilidade do negócio, as dicas principais incluem
acompanhar diretamente todos os custos, através de software/ou planilha de
gestão financeira, verificar possíveis discrepâncias (e resolver de imediato) e
fazer três orçamentos antes de realizar uma compra. “Dessa forma, é possível
controlar e planejar seus recursos com assertividade, de forma a potencializar
seus investimentos e lucros”, conclui.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
Instagram @sis.consultoria
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