quarta-feira, 26 de abril de 2023

Aquecido: mesmo após 35 mil layoffs, mercado de TI segue contratando e pede por mais desenvolvimento educacional

Formações rápidas, imersivas e acessíveis. Conheça 4 escolas para ampliar os conhecimentos em tecnologia e deslanchar na carreira


Segundo mapeamento da plataforma Layoffs Brasil, o número de demissões no país gira em torno de 35 mil. Apesar dos desafios da desaceleração global, estudo conduzido pela Cortex aponta que em janeiro de 2023 havia 33 mil vagas em aberto para cargos de tecnologia, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Diante do cenário, empresas têm repensado estratégias de otimização de recursos financeiros e tecnológicos e ambos perpassam também por investimentos, principalmente o de educação em tecnologia como apoio para o aumento da eficiência operacional das organizações.

Por meio da capacitação profissional em talentos de tecnologia é possível acelerar o aprendizado dos times com foco na redução dos custos, aumento da performance e potencialização dos resultados. Na corrida pela busca de mão de obra qualificada, profissionais que possuem mais experiência e domínio saem na frente, uma vez que são esses talentos que apoiam diretamente o crescimento dos negócios.

“Em outras palavras, as empresas procuram profissionais que estejam atualizados tecnicamente com as novas tendências digitais e, ao mesmo tempo, tenham conhecimentos em comunicação, colaboração, liderança e solução de problemas complexos. Atualmente, existem diversos cursos que trazem essa gama de aprendizados em formatos rápidos, intensivos e acessíveis”, explica Marcell Almeida, CEO da PM3, escola referência na educação de Produtos e Negócios Digitais.

Conheça abaixo 4 escolas para ampliar os conhecimento em tecnologia e deslanchar na carreira:

 

Sprints: cursos rápidos para dominar a área de Produtos e Negócios Digitais 

Com mais de 25 mil alunos capacitados nos últimos 5 anos, a PM3 acaba de lançar a PM3 Sprints, nova unidade de negócios que visa impactar profissionais que atuam em empresas de tecnologia, mas não necessariamente na área de Produtos Digitais. 

Os cursos têm até quatro semanas de duração, com uma abordagem objetiva e direcionada à prática. Dentre os conteúdos estão: “Gestão de Resultados com OKRs”; “Go-to-market: lançamento de Produtos Digitais”; “Gerando Insights com Análise de Dados”; e “Roadmap e Priorização”, englobando profissionais das áreas de Marketing, Analytics, Engenharia, Customer Success, Negócios, entre outras. 

“Esse é um formato que ajuda as pessoas a conhecerem as melhores práticas diretamente dos profissionais que as usam, e depois aplicar imediatamente o conhecimento nas suas empresas. Assim, qualquer negócio pode trabalhar como os melhores”, afirma Rodrigo Iannuzzi, Head da PM3 Sprints. 

Os interessados podem acessar o site da PM3 Sprints para mais informações. 

 

Imersivos: cursos que te preparam para o mercado de trabalho e ainda oferecem suporte de carreira 

A Ironhack, escola global de tecnologia, oferece bootcamps imersivos de Desenvolvimento Web, Análise de Dados, UX/UI Design e Cibersegurança. Os cursos da edtech são indicados para pessoas que almejam migrar de área, profissionais em busca ascensão na carreira e para aqueles que desejam entrar no mercado de tecnologia.

Os bootcamps da Ironhack são eficazes no aprendizado, pois aliam todos os dias conteúdo teórico com exercícios práticos, além disso as aulas são ministradas por um professor principal com o apoio de um professor assistente - que auxilia os alunos com dúvidas pontuais.

Além disso, a edtech oferece suporte de carreira durante e ao final dos bootcamps. “Encontrar um novo trabalho é um exercício que fazemos em conjunto com o aluno. É uma jornada que começa logo na primeira semana do curso”, explica Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack. Vale lembrar ainda que a instituição oferece diversas opções de financiamento aos interessados.

Para a realização das inscrições ou consultar detalhes adicionais sobre os cursos, acesse: https://www.ironhack.com/br/sao-paulo

 

Aceleração de carreira: Full lança curso gratuito para desenvolvedores integrarem ChatGPT com WhatsApp

Principal edtech focada na capacitação de desenvolvedores do Brasil, a Full Cycle irá promover uma nova edição do Full Cycle Learning Experience, evento online 100% gratuito que visa trazer experiências reais de desafios encontrados em grandes organizações. Nesta edição, o curso ocorre entre os dias 17 e 24 de abril e irá abordar a integração do ChatGPT com o WhatsApp, aproveitando o sucesso do lançamento da plataforma que utiliza Inteligência Artificial.

De acordo com Wesley Willians, CEO da Full Cycle, a escolha pelo tema foi feita para contextualizar os participantes com o recém-lançado ChatGPT, que se popularizou fortemente no mundo todo por promover e aprimorar as tecnologias voltadas à IA. “Hoje, as empresas querem mais do que nunca pessoas que já tenham capacidade de trabalhar e dominar o ChatGPT. Por isso, intensificamos nosso conteúdo para que em sete dias os profissionais saiam mais qualificados sobre essa questão”, comenta.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas a partir deste link.

 

ProTalents: capacitação profissional gratuita com conexão ao mercado de trabalho

A iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech do Brasil, está com inscrições abertas para os cursos de Desenvolvedor Full Stack, Fundamentos de UX e Desenvolvimento de Aplicações de Mobile Android. As formações são direcionadas para profissionais que buscam oportunidades no mercado de tecnologia, primeiro emprego ou migração de carreira.

Os cursos são disponibilizados por meio do programa ProTalents e contemplam toda a jornada do estudante, passando por uma formação completa e atualizada das necessidades do setor, possibilitando que o aluno entre no mercado atuando como estagiário, trainee ou analista.

O programa contempla toda a formação, mentorias com profissionais de renome do setor e alocação de talentos no mercado. “Acreditamos na responsabilidade social que temos enquanto formadores de profissionais e conhecemos as dificuldades de entrar no mercado de trabalho. Queremos empoderar os estudantes com conhecimentos, habilidades e experiências de nível básico a especialistas, de modo que a pessoa possa iniciar sua carreira digital trabalhando como um estagiário, trainee ou analista”, detalha Paulo Camargo, CRO da ITalents. 

Os interessados podem acessar o site da iTalents para inscrições e mais informações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário