31% das pessoas já
desistiram de realizar uma compra online por causa das opções de pagamento,
revela CX Trends 2023Divulgação
Com a economia incerta, os consumidores estão pesquisando
mais e gastando menos e, de acordo com o CX Trends 2023, realizado pela
Octadesk em parceria com a Opinion Box com o apoio da Bling, E-goi, Locaweb
Company, KingHost e Nextios, a experiência que as empresas oferecem pode
impactar diretamente na retenção e no crescimento dos negócios.
Em 2022, 66% dos entrevistados pretendiam usar o
PIX, que não havia completado nem dois anos de existência. Neste ano, o estudo
com mais de dois mil consumidores online de todo o país descobriu que o sucesso
do meio de pagamento digital e gratuito é ainda mais evidente: 3 em cada
4 consumidores já utilizaram esse método.
A pesquisa ainda revela que 31% dos consumidores já
desistiram de finalizar uma compra online porque as opções de pagamento
oferecidas não atendiam suas expectativas. “O cliente está nos contando o que
ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no
produto comercializado, mas também na hora do pagamento”, analisa Rodrigo
Ricco, CEO da Octadesk.
Quando questionados quais seriam as ações que as
empresas nacionais poderiam adotar para melhorar a experiência de compra
online, 35% afirmaram que desejam descontos em pagamentos via PIX ou WhatsApp.
Dentre os meios de pagamento preferidos, o cartão de crédito é o número 1 com
61%, seguido pelo PIX à vista com 18% e cartão de débito com 6%. Pela primeira
vez, o PIX parcelado foi mencionado por 3% dos participantes, ainda tímido, mas
com grande potencial de crescimento.
Ricco ainda destaca os fatores que levam o
consumidor a comprar novamente de uma mesma marca. “Além da qualidade do
produto, promoções e atendimento rápido, 45% dos consumidores contaram que as
formas de pagamento oferecidas pela empresa são essenciais para uma recompra.
Ou seja, ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira
de atrair mais público para o seu negócio”, finaliza.
Metodologia
O estudo foi conduzido pelo Opinion Box por meio de uma pesquisa online com 2.166 consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário