Realizada de 20 a
24 de março, nos EUA, ela será o destino da segunda missão de 2023 do programa
CreativeSP, que movimentou quase R$ 360 milhões na edição do ano passado
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do
Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de
investimentos do estado, levará 10 empresas paulistas para a Game
Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos do mundo
sobre jogos eletrônicos, que acontece de 20 a 24 de março em São Francisco, nos
Estados Unidos. As empresas selecionadas foram: Gixer, VRmonkey, Mad Mimic,
Luski, Dyxel, GMD, Flux, Theo, Ilex e Árvore.
Essa será a segunda missão de 2023 do CreativeSP,
programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de
economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento
estrangeiro para o estado. A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos
Digitais (Abragames) será parceira do CreativeSP nessa missão. A delegação
brasileira, formada também pelas empresas participantes do Brazil
Games, projeto setorial de exportação realizado pela Abragames em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos
(ApexBrasil), contará com 43 estúdios e cumprirá uma agenda com palestras,
reuniões e rodadas de negócios.
Dados da Abragames apontam que os games movimentam,
por ano, quase R$ 12 bilhões no Brasil, considerado o 10º maior mercado do
mundo e referência internacional, uma vez que mais da metade das empresas
nacionais vende seus jogos também no exterior.
De cada quatro brasileiros, três jogam com
frequência (boa parte pelo celular), número expressivo e que contribuiu para a
disparada do número de estúdios de criação de games, que pulou de 133 para
1.009 entre 2014 e 2022. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12
mil pessoas no país e a maior parte das empresas (57%) está concentrada na
região Sudeste.
“A difusão internacional é extremamente importante
para o impulsionamento das produções criativas do Estado de SP. Para nós é
muito relevante estar em um dos maiores eventos de games, conectando pessoas e
ideias. Por meio do CreativeSP, proporcionamos encontros que tornarão o Estado
conhecido nos seus mais diferentes segmentos - artes plásticas, artes visuais,
audiovisual, games, tecnologia e inovação”, afirma Marília Marton, secretária
da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
“O setor de games é um mercado bilionário, que gera
emprego e renda para muitos jovens e tem tudo para se desenvolver ainda mais em
São Paulo, principal polo de inovação e tecnologia do país. Sem falar nos
avanços que virão com a chegada do 5G, que a InvestSP tem trabalhado para
acelerar e que fará a indústria de jogos eletrônicos ganhar um peso ainda maior
na economia paulista”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.
“A GDC 2023 é um momento muito aguardado e especial
para a Abragames e o Brazil Games. Pela primeira vez,
teremos a exibição de jogos brasileiros em um estande próprio e uma palestra
focada no Brasil, destacando o momento da nossa indústria e explicando como ela
funciona. Além disso, esta edição marca uma das maiores delegações brasileiras
desde que começamos a participar do evento”, celebra o presidente da Abragames,
Rodrigo Terra. “Nossa expectativa é gerar mais de US$ 26 milhões em negócios
entre desenvolvedoras brasileiras e empresas estrangeiras, superando a última
GDC, quando 25 estúdios nacionais participaram e fecharam US$ 23 milhões em
contratos”.
Investimento contínuo
Além de oferecer um reembolso máximo de US$ 3 mil
em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem, o
CreativeSP ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece às
empresas ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento
pós-evento.
A primeira missão de 2023 foi para o South by
Southwest (SXSW), evento de inovação realizado também nos
Estados Unidos, e a próxima confirmada será para o Festival de Cinema de
Cannes, na França, em maio. No ano passado, o programa levou 73 empresas para
nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois
mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas
indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o
investimento público no programa - e até 6,6 mil empregos no setor cultural
paulista, graças à participação nos eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário