Mais de 5 mil profissionais de tecnologia foram demitidos no Brasil desde o começo de 2022. Os dados, compilados pela Layoffs.fyi, evidenciam um cenário de extrema preocupação neste momento de ajuste entre a oferta e demanda de um dos setores mais necessários para o mercado global. É difícil afirmar qual será o futuro destes profissionais ainda em meio a tanta incerteza – mas, algumas percepções de novas exigências e oportunidades podem ser observadas e devem ser levadas em consideração na busca pela retomada desta área.
Toda empresa passa por épocas de readequação de
suas estratégias, o que inevitavelmente inclui uma análise mais crítica acerca
de seu grupo de profissionais e remunerações. Em cenários de recesso e impactos
econômicos mais significativos, não é incomum notar decisões mais severas de
cortes especialmente nas Big Techs, como alternativa para lidarem com estas
incertezas externas e evitarem problemas mais sérios no futuro.
Mesmo sendo um recurso usualmente utilizado por
esses negócios, os layoffs no mercado tech ressaltam um
novo comportamento mais racional que deverá ser tomado nos processos seletivos
destas empresas – ou, ainda, um certo estímulo ao empreendedorismo na área, o
qual também poderá apresentar características distintas dos processos de
aberturas de negócios vistas até recentemente. Ambas possuem seus prós e
contras para a recolocação desses profissionais, que devem ser ponderadas para
que seja encontrada a melhor solução para cada perfil.
Considerando a primeira opção, costumava ser muito
mais fácil empreender no ramo de TI. Mesmo sem experiência considerável na
área, uma boa ideia ou um business case atraente era capaz de
atrair investidores para o negócio, adquirindo a quantia necessária para
testarem o projeto. Contudo, fato é que grande parte deles falham em seu
propósito, contra uma minoria que obtém sucesso.
Hoje, aqueles que desejarem empreender devem ter
claro em mente que haverá uma maior rigorosidade perante estes investidores,
analisando muitos fatores para decidirem ou não monetizar o negócio. Essa é uma
mudança de comportamento que pode gerar receio ou desestímulo em alguns, que
precisarão elaborar muito bem seu modelo de negócios e projeções para
conquistar a confiança daqueles que irão investir uma determinada quantia em
sua ideia.
Já para aqueles que buscam se recolocarem no
mercado, a mesma análise crítica ocorrerá por parte das empresas. Apesar destes
profissionais ainda serem extremamente demandados por companhias de todos os
portes e segmentos, alguns pré-requisitos poderão ganhar força nos processos
seletivos, visando uma contratação mais lógica, cautelosa e menos impulsiva a
fim de compor os times com as competências desejadas.
Um dos exemplos mais clássicos que justifica essa
maior rigorosidade é a transitoriedade destes profissionais na área. Afinal,
como não faltam oportunidades, qualquer sinal de descontento com o que está
sendo oferecido pela companhia pode levá-los a procurarem oportunidades mais
aderentes a seus propósitos e desejos. Essa é uma inconstância que prejudica
qualquer empreendedor, em um risco que será bem mais avaliado para a proteção
do negócio neste novo cenário. As empresas vão buscar por profissionais mais
estáveis e fiéis.
Estamos vivenciando uma crise tipicamente
conceitual das Big Techs, onde mesmo em meio a uma demissão em massa de
profissionais altamente procurados, o anseio de recuperar a mão de obra
qualificada perderá cada vez mais espaço para novos critérios mais seletivos de
contratação. As empresas do segmento precisam ter paciência e ponderação para
lidar com essa mudança, readequando seus modelos de negócio para que consigam
se recuperar e encontrar times preparados para alavancar a marca.
Fernando Poziomczyk é- sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.
Wide
https://wide.works/
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