O aplicativo traz respostas de
forma rápida e precisa; indústria tem utilizado cada vez mais o recurso para
garantir comunicação de forma intuitiva com os sistemas digitais. Mas,
especialista alerta que é necessário ter cuidado ao utilizá-lo
A indústria anda cada vez mais tecnológica, isso é
fato. E com esse advento digital, é comum pensar sobre os impactos que as
inteligências artificiais (IA) ocasionaram e como elas foram integradas em
diversos segmentos para otimizar os processos de produção. Dentre esses
impactos, temos a facilidade que a tecnologia traz para a indústria no geral,
inclusive na produção de conteúdo, poupando tempo, ampliando as informações e
produzindo com agilidade. De acordo com uma pesquisa da Hibou – empresa de
pesquisa e insights de mercado e consumo, a IA impacta no dia a dia de 54% da
população brasileira.
Diante disso, a indústria busca facilitar e
melhorar o seu tempo e, para isso, são aplicadas algumas ferramentas, entre
elas está o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer) - um site de IA
que utiliza redes neurais para interpretar perguntas e anexos enviados a ele. O
programa é capaz de fornecer respostas precisas e personalizadas, inclusive,
possui a capacidade de compreender um diálogo, isso tudo a partir de fontes na
internet.
"A.I. Artificial
Intelligence simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de
decisão, execução de tarefas, e resolução de problemas, por meio de softwares.
Mas, a principal questão que devemos considerar é: como fazemos o bom uso
dessas ferramentas, estamos utilizando elas de uma forma realmente produtiva? O
Chat GPT não é a primeira IA disponível no mercado, aqui na Ogilvy já fazíamos
o uso de outras plataformas muito mais eficazes, como por exemplo: ShortlyAI,
Midjourney, Dall-e-2, entre outras", destaca Viviane Sbrana - Chef
de Data Officer na Ogilvy Brasil.
O Chat GPT representa uma grande inovação no campo
da IA, possuindo um potencial que transforma a forma como as pessoas se
comunicam com os sistemas digitais. À medida que a tecnologia evolui, é
previsível que tenham mais aplicativos e serviços baseados nesse tipo
de aplicativo, em uma ampla variedade de setores, como em cálculos matemáticos,
codificações e conhecimentos técnicos. Mas, é importante lembrar que mesmo
que o aplicativo tenha um potencial que transforma a forma como as pessoas se
comunicam com os sistemas digitais, é preciso usá-lo com cuidado.
“É importante ter em mente que o Chat GPT ainda
está em fase de desenvolvimento e pode apresentar respostas incompletas. Sendo
assim, a indústria deve entender que ainda existem limitações. Muitas
informações que a plataforma oferece precisa e deve ser checada, até porque
alguns dos dados que do aplicativo podem estar incorretos ou levam estereótipos
que já foram quebrados. Então, a plataforma é útil, mas não descarta e nem
substitui a necessidade do cérebro humano", é o
que ressalta Pietro Queiroz – Especialista em Data Research na Ogilvy
Brasil.
Outros pilares da IA muito além
do Chat GPT
Há algumas vertentes necessárias para desenvolver e
entender os benefícios que as plataformas de IA oferecem, e nesse caso, não
apenas o Chat GPT. Viviane Sbrana, Chef de Data na Ogilvy Brasil listou
algumas: "Na Ogilvy procuramos nos aprofundar em cada ferramenta, assim
conseguimos utilizá-las de forma correta para cada área. Não é apenas sobre
usar, mas sim como conseguir extrair o melhor conteúdo que a plataforma pode
oferecer e direcionarmos cada uma para a devida demanda",
destaca a profissional.
1. Processamento
de Linguagem Natural (PLN): É uma área da IA que se
concentra em compreender e gerar linguagem humana, incluindo reconhecimento de
voz, chatbots, análise de sentimentos e tradução automática.
2. Visão
Computacional: é uma área da IA que lida com o processamento de imagens e
vídeos, incluindo reconhecimento de objetos, detecção de rostos, rastreamento
de movimento e análise de imagens médicas.
3. Aprendizado de
Máquina (Machine Learning): é uma técnica de IA que
permite aos computadores aprender e melhorar a partir de dados, incluindo redes
neurais, árvores de decisão e algoritmos de clustering.
4. Reconhecimento
de Voz e Imagem: é uma aplicação de IA que permite que os computadores
reconheçam e classifiquem vozes e imagens, incluindo reconhecimento facial e de
impressões digitais.
Ogilvy Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário