quinta-feira, 30 de março de 2023

A importância do marketing musical na era da distribuição digital

Porque é cada vez mais importante para músicos e artistas usarem as redes sociais para promover sua música, ampliar sua visibilidade e construir uma base de fãs 

 

Divulgar as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas independentes da atualidade exigindo trabalho, dedicação e capacitação contínua. Esta é a conclusão do empresário Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil. 

A explicação para essa afirmação fica evidente conforme analisamos dados da indústria musical. Por um lado, o crescimento dos serviços de streaming de música, tornou cada vez mais fácil para o artista publicar suas faixas também fez com que fosse mais difícil delas serem ouvidas.  

Atualmente, segundo o CEO do Spotify, Daniel Ek, mais de 100 mil músicas são adicionadas todo dia à plataforma de streaming. A imensa quantidade de música dificulta a tarefa de promoção de novos singles e álbuns lançados. 

Já nas redes sociais a concorrência com influenciadores e marcas torna a disputa por atenção acirrada. A gigante das redes sociais Meta divulgou no último semestre dados que mostravam que as plataformas Instagram e Facebook já somavam mais de 236 milhões de usuários ativos. Seguindo essa proporção os vídeos de reels, populares em ambos os apps, chegam a somar mais de 146 bilhões de reproduções diariamente. 

Dados da Loud & Clear do Spotify, mostram que 42% das 158 milhões de faixas no Spotify foram tocadas 10 ou menos vezes em 2022. O aumento da oferta de conteúdo faz com que artistas precisem ser mais criativos para chamar a atenção e destacar suas carreiras musicais.  

Buscando solucionar os problemas de visibilidade artistas e distribuidoras de música e vídeo recorrem ao marketing digital musical, com a utilização de estratégias de marketing nas redes sociais e anúncios de alta performance para seus conteúdos. Entre as empresas do mercado que trabalham com marketing musical, a New Music Brasil vem se destacando.  

Com a necessidade crescente de autenticidade, empresas como a New Music Brasil vem projetando seus produtos e serviços em torno da tendência de criação de conteúdo independente, alimentando ainda mais sua aceitação na indústria. O primeiro passo segundo especialistas é entender as características de cada artista e as estratégias disponíveis para divulgação de músicas e conquista de fãs. 

A utilização das redes sociais é um método eficiente, mas contar com o suporte de uma empresa especialista em marketing digital, faz total diferença para alcançar resultados e fãs em potencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário