quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Inteligência artificial nos textos e a criatividade humana

O ChatGPT e outras plataformas de criação de conteúdo baseadas em inteligência artificial vieram para ficar. Mas tem muita gente com medo desse tipo de tecnologia, com receio de ter seu emprego “roubado” pelos robôs. Será que a IA é uma ameaça para os criativos? A resposta é NÃO. Muito se discute sobre isso, mas uma coisa é fato: uma habilidade humana que nunca poderá ser replicada por uma máquina é justamente a criatividade, com a capacidade de interpretação de situações e de conteúdo, que são habilidades fundamentais para a criação de bom conteúdo. 

 Sempre vale a pena refletir sobre o papel da inteligência artificial na nossa vida, trabalho e na sociedade. Já parou para pensar se o seu trabalho pode ser substituído por um robô? Obviamente, todas as atividades que são mecânicas e extremamente operacionais não precisam ser feitas por humanos. Isso porque o ser humano tem capacidades extraordinárias e pode usar seu tempo explorando-as ao máximo. Em seu lugar, os robôs fazem um trabalho operacional maravilhoso. 

 Com isso, podemos perceber que a tecnologia vem para auxiliar o ser humano a potencializar seus esforços, e não para “roubar” empregos. Mas, para isso, precisamos utilizar as tecnologias com inteligência. No marketing, por exemplo, muito se promete quando o assunto é a junção entre estratégia e tecnologia, mas, na prática, o que vemos são apenas empresas com uma presença fraca em redes sociais e buscando resultados a qualquer custo (menos fazendo o que se deve fazer: definir objetivos de marketing, planejamento, execução e análise), e sites com autoatendimento que fornecem, inclusive, uma péssima experiência aos usuários. Ou seja, em geral, não aproveitam toda a potencialidade do marketing digital, atrelado à tecnologia e à inteligência artificial, sendo que o cenário perfeito é de habilidades juntas, ou seja, somando-se. Por que escolher entre o lado da IA ou o lado do humano, se os dois juntos são melhores? 

Então como podemos usar o ChatGPT e outras ferramentas de criação de conteúdo baseadas em inteligência artificial e automação? 

  • SEJA ORIGINAL! Pode soar estranho ler isso, sendo que estamos falando de uma ferramenta que cria por você. Mas, por mais que o texto venha pronto, dê o seu toque. Tudo começa com o comando para que o site crie o que você espera, então, em vez de pedir algo como “escreva 5 posts para o Instagram sobre o tema X”, que tal tentar algo explorando conhecimentos mercadológicos que você já adquiriu antes? “Escreva um post para o Instagram, em formato de carrossel, com 4 imagens, que contenham X frases cada e tenham um tom de voz divertido”. 
  • TRABALHE EM ETAPAS, ao invés de pedir uma estrutura pronta, vá pedaço por pedaço. Se você vai criar um vídeo sobre, por exemplo, os tipos de “whey protein” que existem, você pode fazer sua busca em vários momentos: 1) headlines, ou seja, a chamada para o post; 2) as imagens do post; 3) o roteiro para o vídeo, se for o caso; 4) a legenda, especificando o tom de voz e a extensão do texto; 5) a finalização, que pode ter uma chamada para a ação. Assim, você junta tudo e tem um post perfeito, depois de um toque humano. 
  • BUSQUE DIVERSIDADE de estrutura de conteúdo: você pode pedir para a ferramenta contar uma pequena história sobre o tema, um texto em tópicos com estatísticas recentes, dados, mapa mental, explicações científicas, etc. 
  • TENHA COMO PRIORIDADE definir o seu objetivo de marketing. Em vez de apenas pedir, por exemplo, “escreva um post sobre os benefícios do café”, prefira pedir algo como “escreva um post sobre os benefícios do café, contendo falas técnicas, de forma didática, e que incentive o engajamento”. Assim temos o objetivo de marketing, o formato do conteúdo, uma orientação e o tom de voz. 
  • SEJA TRANSPARENTE! Não poste um conteúdo criado pelo ChatGPT na íntegra, como sendo seu. Essa é uma questão ética. Deixe claro que o conteúdo não foi escrito 100% por você, mas que teve uma ajuda especial. 
  • USE PARA ESTUDAR e aprimorar seus conhecimentos sobre algum tema. Você pode, inclusive, pedir comparações como: “me explique o que é marketing por meio da visão de Philip Kotler e da American Marketing Association”, “faça um texto de dois parágrafos para me explicar qual a diferença entre o marketing latino-americano e o norte-americano”, “escreva 10 tópicos com estatísticas recentes sobre a importância do SEO”. Invista um tempo para buscar curiosidades sobre seu ramo e aprender muito. 

Por fim, fica a dica: um conteúdo original sempre será um conteúdo original, 100% feito por você. Então, vale reforçar que não se deve compartilhar um conteúdo criado por inteligência artificial, sem que tenha tido ao menos uma revisão. E não, o ChatGPT não me ajudou a escrever este conteúdo, pois está fora do ar há dias, rs. 

 

Maria Carolina Avis - mestre em Gestão da Informação e professora de marketing digital no Centro Universitário Internacional Uninter.  

 

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