sábado, 25 de fevereiro de 2023

Como os cigarros eletrônicos afetam a saúde bucal?

Produto é visto como uma alternativa para os cigarros tradicionais
 

Apesar da normativa RDC nº 46/2009 ter proibido, no Brasil, a comercialização, importação e divulgação de dispositivos eletrônicos para fumar, os e-cigarettes, vapes ou pods continuam sendo consumidos, principalmente pelos jovens. Inclusive, são adicionados aromatizantes artificiais na composição para que o sabor seja agradável, atraindo mais interessados. 

Apesar de muitas pessoas acreditarem que esses cigarros não trazem prejuízos à saúde, eles liberam, em forma de aerossol, essências que contêm tipos de nicotina. Márcia Durão, dentista e professora do curso de Odontologia do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, explica como esse produto afeta a boca, dentes e gengiva. “As substâncias tóxicas presentes no vape, como nicotina, chumbo, agentes cancerígenos e compostos orgânicos voláteis, agem na cavidade bucal afetando negativamente a gengiva e os dentes, de forma semelhante à ação dos alimentos e bebidas doces e ácidas”. 

“Além disso, a sucralose vem sendo utilizada como adoçante para cigarros eletrônicos, gerando uma grande quantidade de elementos tóxicos durante a vaporização. Um outro problema é que ele é seiscentas vezes mais doce em comparação à sacarose”, adiciona Márcia. 

“Vale ressaltar que alguns cigarros eletrônicos apresentam maior quantidade de nicotina do que vem descrito no rótulo. Ela pode causar danos na formação de fetos e afetar os processos de aprendizagem, concentração e humor, assim como levar a uma dependência de medicamentos. A nicotina ainda é a responsável por problemas respiratórios e cardíacos”. 

Há doenças que surgem com mais facilidade devido ao uso do cigarro eletrônico. “A doença periodontal é causada pela inflamação das gengivas, podendo levar à perda de dentes. Outro exemplo é a xerostomia, ou boca seca. Com a redução na produção de saliva, a boca fica mais sensível e propensa a feridas e lesões cariosas”, afirma a dentista. 

A melhor forma de evitar esses danos é parar de fumar. Para isso, existem tratamentos que ajudam o fumante durante esse processo. Ao notar problemas na boca, dentes, gengivas ou língua, é indicado marcar uma consulta com o dentista para a saúde bucal não sofrer tantos prejuízos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário