O uso de tecnologias no ensino, por parte de professores e alunos, traz não apenas novas possibilidades em sala de aula e novas propostas pedagógicas, como também muitos debates para entender até que ponto a tecnologia pode ser benéfica para o aprendizado.
No início dos anos 2000, debatia-se, amplamente, se
o uso da internet em salas de aula seria benéfico. Seriam as informações
encontradas na rede confiáveis? Ou teriam um caráter acadêmico? No início da
década de 2010, o debate era sobre a popularização dos smartphones,
e como esses dispositivos poderiam ser distratores no ambiente escolar. Na
primeira metade da década de 2020, discutimos a I.A. (Inteligência
Artificial).
Hoje, percebe-se que a internet não apenas auxiliou
professores e alunos, mas também foi a base do ensino durante a pandemia de
covid-19, quando fomos obrigados a aprender e ensinar por meio da rede. Em um
grande número de colégios, a rede é encontrada em todas as salas de aula. Para
os estudantes, é uma ferramenta utilizada como plataforma de ensino, meio de
pesquisa e até uma nova forma de comunicação com colegas e professores. O
uso da rede global de computadores dentro das escolas já é um consenso.
Seguindo a evolução tecnológica, chegamos aos smartphones,
telefones com acesso à internet. Acredito que tais dispositivos têm o potencial
de serem utilizados em sala de aula como facilitadores. Porém, o mesmo aparelho
que apresenta em segundos os resultados de uma pesquisa, ou faz um cálculo
matemático, traz o acesso a jogos, mídias sociais e inúmeras outras funções que
tornam-se distratores dentro de sala de aula. Sendo assim, o uso de smartphones
nesse espaço acaba por não formar uma unanimidade entre os profissionais da
educação.
Hoje, discute-se uma tecnologia que é diferente das
citadas acima. Falamos sobre a Inteligência Artificial, a qual, diferentemente
dos smartphones e da internet, tem uma capacidade de criação
antes encontrada apenas no cérebro humano. Não apenas discutimos uma
tecnologia que facilita o acesso dos estudantes e dos professores à informação,
mas uma inteligência capaz de criar textos, imagens e até mesmo respostas
prontas, trabalhos discursivos inteiros e ainda explicar satisfatoriamente o
motivo de uma resposta ter sido escolhida como correta.
A Inteligência Artificial como novo membro da sala
de aula, traz inicialmente os mesmos debates que as outras tecnologias.
Questiona-se até que ponto a I.A. é uma facilitadora ou um problema dentro das
escolas. A falta de concordância sobre o uso da I.A. em salas de aula é provada
quando percebemos que escolas, como as do estado de Queensland, Austrália,
proíbem o uso de uma das I.A. mais populares atualmente, o ChatGPT.
Ainda na Austrália, as universidades Flinders
University, University of Adelaide e University of South Australia tomaram
decisões diferentes, permitindo o uso da I.A., desde que seja declarado. Ou
seja, em uma mesma nação, encontramos divergências em relação ao uso de
tal tecnologia.
Como professor, sou a favor de todas as tecnologias
que possam auxiliar o aprendizado, facilitando o acesso à informação. Deve-se
antes compreender, de que forma a I.A. pode auxiliar o professor e seus alunos,
e quais as suas vantagens pedagógicas. Porém, penso que é dever da escola e dos
educadores garantirem que todo tipo de tecnologia possa ser utilizada de
maneira correta.
A internet como ferramenta escolar é um consenso,
os smartphones
não. Já a I.A. ainda levanta debates sobre de que modo seu conhecimento pode
auxiliar os alunos, ou se pode acostumá-los a apenas digitar para ter uma
resposta. O meu receio, assim como dos educadores em geral, é da criação de uma
geração de alunos sem capacidade de síntese e sem senso crítico.
Sinto que a internet é uma “nova Barsa”, trazendo
todos os tipos de conhecimento condensados em uma só rede, de modo que a
enciclopédia antes encontrada apenas em folhas de papel, pode agora ser
acessada com o toque de alguns botões. As capacidades de pesquisa e síntese da
I.A são inegáveis, e trazem não apenas os dados condensados na rede, mas os
interpreta e cria respostas lógicas. Resta saber de que modo essas capacidades
podem fazer com que os alunos aprendam, ou se podem prejudicá-los por não
precisar mais desenvolver as habilidades que a I.A. agora traz.
Enzo Kalinke - especialista em
Educação Internacional, é professor de História do Colégio Positivo.
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