Contratação de seguros-viagem cresce
230% no primeiro semestre de 2022; entenda como escolher a melhor opção para o
seu perfil
As
férias de fim de ano já chegaram e, durante este período, pode surgir o
questionamento: qual é o melhor seguro viagem para o meu perfil? Certamente, o
momento dessa escolha deve ser primordial no planejamento, pois imprevistos
podem acontecer e ter conhecimento sobre quais são eles, ajudará o turista a
fazer a apólice ideal.
O
seguro viagem tem como principal objetivo proteger uma viagem quando há custos
reais, seja para um destino nacional ou internacional. Após a liberação das
fronteiras decorrente da pandemia do Coronavírus e pela certeza de fazer uma
viagem segura, a contratação de seguro viagem no primeiro semestre de 2022 teve
um crescimento superior a 230%, segundo dados apresentados pela Confederação
Nacional das Seguradoras Gerais (CNSeg).
De
acordo com Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela
Universidade de Warwick, na Inglaterra, o seguro para viajantes possui a
capacidade de reduzir significativamente a exposição ao risco durante a viagem.
“Os turistas devem certificar-se de que o destino final está dentro de sua
cobertura, se o serviço começa antes da viagem, e confirmar a cobertura total
que será realizada”, esclarece.
Apesar
de ser um serviço necessário, os seguradores necessitam aprimorar a comunicação
com seus consumidores para articular melhor os benefícios e as coberturas de
seus produtos e, assim, conquistar a confiança dos viajantes.
Tipos de apólices: como escolher?
Não
é possível dizer em específico qual seguro é melhor que o outro, cada
seguradora irá calcular os fatores: duração da viagem, origem, destino e idade.
Mas é possível encontrar no mercado, apólices de seguros que cobrem uma
quantidade específica de viagens durante um ano com um valor mais
acessível.
Apesar
de ser comum os seguros de viagem cobrirem perdas inesperadas ou indesejadas
que possam ocorrer durante o percurso, as apólices de seguro mais abrangentes
também podem cobrir cancelamento de viagem, perda de bagagem, responsabilidade
civil, voos atrasados e outros custos inesperados durante o trajeto, além de
qualquer emergência médica durante a viagem. Os serviços devem entrar em vigor
desde o dia da partida até a volta do segurado para casa.
Atualmente,
muitas seguradoras também oferecem serviços de emergência 24 horas por dia,
incluindo a substituição de transferências de dinheiro, passaportes perdidos e
ajuda com remarcação de voos atrasados.
Seguindo
as necessidades dos segurados e sua região geográfica, também é possível
encontrar ofertas com a possibilidades de personalização. A nova alternativa é
tendência no mercado em geral.
Apesar
de muito a oferecer, para Alberto Vargas, a linguagem do seguro pode ser
confusa, em um mercado global de seguros de viagem. “Procure um consultor de
seguro de viagem qualificado. E se um especialista não conseguir descobrir qual
o melhor serviço para você, talvez você esteja procurando a apólice errada”,
explica.
Em
todos os casos, o viajante deve conferir se as condições descritas na apólice
se aplicam para as suas necessidades e se o serviço descrito cobrirá todos os
custos que podem surgir.
Jorge
Alberto Vargas - formado em Master Business Administration pela Universidade de
Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças,
planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta
performance. Já ajudou diversas empresas de diferentes tamanhos a
atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil,
trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando
entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.
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