sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Conheça resultados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, feita em parceria por Instituto Akatu e GlobeScan

Entre as descobertas do estudo estão: mudanças de comportamento do consumidor, fatores que influenciam as decisões de compra e ações empresariais que valorizam 



O Instituto Akatu e a GlobeScan divulgam os resultados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor. O estudo é realizado anualmente desde 2019, e em 2022 foi a campo em 31 países, contando com mil entrevistados no Brasil, todos maiores de 18 anos.

Suas descobertas ajudam as empresas a se tornarem, cada vez mais, aliadas dos consumidores na adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis e auxiliam na construção de uma relação de confiança e de compromisso com seus stakeholders. 

"A pesquisa de 2022 ressalta ainda mais o que as edições anteriores apontavam: que é fundamental empresas e marcas comunicarem com clareza suas ações de sustentabilidade e os atributos de seus produtos mais sustentáveis. Aquelas que investirem nisso serão vistas como aliadas do consumidor, o que pode representar um ganho de reputação e uma valorização como impulsionadoras de práticas mais sustentáveis", analisa Helio Mattar, presidente executivo do conselho do Instituto Akatu. 

“A recorrência desta pesquisa nos últimos quatro anos com uma análise aprofundada exclusiva revela a consistência do pensamento dos consumidores brasileiros quanto à adoção de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis. O interesse está evidente e cabe aos demais atores que compõem o mercado prover as condições para que essas intenções se transformem em ações e novas práticas de consumo”, aponta Álvaro Almeida, diretor da GlobeScan para a América Latina. 

Tarcila Ursini, conselheira de administração e especialista em sustentabilidade nos negócios, destaca as oportunidades para as empresas diante do aumento da consciência do consumidor brasileiro apontado na pesquisa: “no campo das empresas existem oportunidades de negócios gigantescas, para que elas comuniquem melhor e estimulem o consumidor a praticar a sustentabilidade”, analisa. 

CEO do Pacto Global Brasil, Carlo Pereira, segue a mesma linha: “chama a atenção a percepção dos brasileiros diante dos problemas globais e a expectativa em cima das empresas, que são convocadas a ajudar nessa transição para uma sociedade mais saudável e sustentável. Existe muito espaço para empresas e lideranças empresariais atuarem nesse sentido.” 

Além da colaboração entre o Instituto Akatu e a GlobeScan para o desenvolvimento da pesquisa, ela contou com o patrocínio de: Ambev, Asics, Globo, Mercado Livre, PepsiCo, Tetra Pak e Vedacit. 

Confira alguns resultados:
 

Atitudes de uma vida saudável e sustentável

81% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente (aumento de 4 p.p. em relação à 2021); contra 46% na média mundial

84% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza (demonstrando estabilidade: 86%, em 2021); contra 73% da média mundial

55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis (queda de 5 p.p. em relação à 2021); em paridade com os 57% da média dos países

 

Desempenho das instituições em ajudar a ter estilos de vida mais ecológicos

As instituições melhor avaliadas são as ONGs/grupos ativistas: 60% dos brasileiros declaram que estão se saindo muito bem/bem em ajudar as pessoas a viverem de forma mais ecológica, em comparação com as grandes empresas (43%) e os governos (30%)

 

Influenciadores de uma vida mais ecológica

Cerca de 30% dos brasileiros afirmam que os maiores influenciadores de um estilo de

vida mais ecológico são membros da família, mídia tradicional (TV, rádio e notícias)

e mídia social; em quarto lugar estão as empresas e as marcas (26%)

 

Fatores que influenciam a decisão de compra

Entre 43 e 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente

correto influencia “muito” a sua decisão de compra em diferentes segmentos, especialmente produtos de cuidado pessoal (55%) e de limpeza (51%)

56% dos brasileiros dizem que suas decisões de compra são muito influenciadas por marcas que impulsionam a agricultura sustentável e que desenvolvem programas de uso eficiente de água; 54% por marcas que desenvolvem programas de reciclagem/reúso de embalagens e que proporcionam ajuda humanitária

 

Alimentação para uma vida saudável e sustentável

6 em cada 10 brasileiros declaram sempre/a maior parte do tempo” comer comida saudável, não tendo havido mudança desde 2019

6 em cada 10 brasileiros se dizem dispostas a pagar mais por alimentos saudáveis e

sustentáveis

 

Mudanças feitas na vida para privilegiar a economia, o meio ambiente e a sociedade

34% dos brasileiros declaram ter realizado mudanças no último ano para serem mais saudáveis, melhorando o bem-estar e a saúde física e mental (aumento de 4 p.p. em relação à 2021)

25% dos brasileiros declaram ter realizado mudanças no último ano para serem mais ecologicamente corretos, buscando reduzir o impacto no meio ambiente e no clima (aumento de 4 p.p. em relação à 2021)

 

Percepção sobre seriedade dos problemas globais

Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, os problemas ambientais predominam como os mais sérios para os brasileiros, sendo 8 dos 11 principais problemas apontados, com destaque para poluição da água e esgotamento dos recursos naturais 

Conheça todos os resultados públicos aqui. 

 

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