quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

4 dicas para reduzir o consumismo infantil no Natal

Celebrado em quase todos os países do mundo, o Natal é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro e é um momento de união, afeto e reflexão. Apesar disso, a data também costuma ser uma das épocas do ano em que há um significativo aumento no estímulo para a compra e, consequentemente, na quantidade de publicidade infantil. Por isso, é essencial que as famílias estejam atentas às alternativas para evitar o consumo por impulso. 

Pensando nisso, o Lunetas, espaço dedicado à reflexão sobre as múltiplas infâncias brasileiras, preparou 4 dicas que podem ajudar a reduzir o consumismo infantil no período. 


Mostre o verdadeiro significado do Natal
Não há absolutamente nada de errado em presentear uma criança em ocasiões especiais, no entanto, procure também conversar e explicar o real significado do Natal, para que não exista uma associação direta com o consumo na cabeça dos pequenos. O diálogo é sempre o primeiro e mais importante passo na relação com as crianças e as reuniões familiares devem ser, por isso, marcadas por afeto e conexão, e não apenas pela troca de presentes. 


Desenvolva tradições
Mais do que apenas a troca de presentes, mostre para as crianças outras atividades natalinas que não envolvam consumo, como decorar a casa, montar a árvore ou preparar receitas, como um bolo natalino. Criar e manter tradições especiais nesta época do ano ajuda a marcar o Natal como um momento especial em família. 


Seja o maior exemplo
De nada adiantará tentar educar uma criança para o consumo consciente e sustentável, se você ainda consome por impulso e compra mais coisas do que realmente precisa. Tenha certeza de que um adulto coerente nas suas atitudes é o maior exemplo para as crianças do seu convívio.


Incentive a doação ou troca de brinquedos
Mostre para as crianças que o Natal não precisa, necessariamente, ser um momento de comprar novos itens. Pode ser interessante incentivar os pequenos e refletir sobre os brinquedos que já possuem, estimulando-os a doar ou trocar aqueles que não usam mais. Para isso, explique sobre o processo de produção dos brinquedos, o que acontece quando são descartados e os impactos no meio ambiente, especialmente quando são feitos de plástico. Além disso, aproveite a ocasião para reforçar a importância da empatia e fale sobre doação para outras crianças ou instituições e projetos sociais locais. 


Portal Lunetas


Nenhum comentário:

Postar um comentário