terça-feira, 29 de novembro de 2022

Professores listam dicas para a Fuvest, vestibular mais concorrido do país

Docentes da Plataforma Ferretto indicam possíveis temas da primeira fase da Fuvest, que acontece no próximo domingo, dia 4 de dezembro

 

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou na última segunda-feira (25) o calendário de provas para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP). 

Neste ano, a prova terá 104.043 candidatos inscritos para a primeira fase, que acontece neste domingo,  dia 4. No próximo dia 16, acontece a divulgação dos convocados para a segunda etapa da avaliação, que será realizada nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

No total, serão 11.147 vagas oferecidas pela USP para os futuros calouros de 2023. Mais informações podem ser consultadas no site da Fuvest, incluindo o calendário, os locais de prova e a divulgação da primeira lista de aprovados, que será divulgada no dia 30 de janeiro de 2023.

Professores da Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares - listaram alguns pontos mais importantes que podem estar presentes no exame, e aos quais os candidatos devem se atentar:  

Matemática
Na disciplina de Matemática, o professor Daniel Ferretto, fundador da plataforma, aconselha o estudo da geometria. “Na Fuvest, o aluno deve estar preparado para aplicar os conhecimentos nas áreas de geometria plana e espacial e trigonometria”, ressalta o professor e influenciador.

Linguagens
Em Linguagens, o professor João Filho recomenda que os estudantes se atentem à “interpretação textual e aos movimentos literários”, destacando também o estudo dos livros obrigatórios para o vestibular, que serão os mesmos do ano de 2022. Entre as obras estão: Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos; Quincas Borba, de Machado de Assis; Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade; Angústia, de Graciliano Ramos; Mensagem, de Fernando Pessoa; Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Campo Geral, de Guimarães Rosa; Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles e Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Biologia
Para Flávio Landim, responsável pela matéria de Biologia, os tópicos sobre ecologia e fisiologia animal não ficarão de fora do exame. “Ecologia é um assunto muito presente nos exames, essa área estuda as interações dos seres vivos com o ambiente, e consequentemente, o resultado dessas interações. Então, podemos dizer que é um dos principais temas, ao lado de Fisiologia, responsável pelo entendimento dos organismos’’, resume.

Física
André Coelho, docente da disciplina de Física, enfatiza que mecânica e eletricidade são conteúdos recorrentes na Fuvest. “Na edição anterior, juntamente com mecânica e eletricidade, também fizeram parte das questões os temas termologia, óptica e ondulatória”, pontua.

Química
Para Michel Arthaud, professor de Química, os principais tópicos abordados no exame serão Química Geral e Físico-Química. “Embora a prova de 2022 tenha sido composta por 66% das questões sobre Química Geral e Físico-Química, vale a pena revisar os conteúdos de Química Orgânica, Atomística e Bioquímica, para garantir uma boa nota”, recomenda o docente.

História
Na visão de Pedro Rennó, docente de História, é necessário que os vestibulandos “estejam com o olhar atento para os assuntos de Brasil Colonial e Mundo Contemporâneo”. “Essa é a principal dica que dou para fazer uma boa prova”, diz o professor da plataforma Ferretto.

Geografia
Alexandre Groth, professor de Geografia, afirma que a parte física da matéria é a menos explorada no vestibular da USP. “Temas como população, meio ambiente e geopolítica são os mais debatidos nas provas. Na edição anterior, a avaliação contou com questões sobre o Afeganistão e a crise hídrica, então é possível esperar que as atualidades continuem presentes”, prevê.

Inglês
Para Daniel Nicholas, professor de Inglês, ao contrário do Enem, a prova da Fuvest tem uma relevância maior. “É de extrema importância que os alunos foquem na matéria, principalmente na parte de interpretação textual”.


Plataforma Professor Ferretto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário