terça-feira, 29 de novembro de 2022

Foi Black Fraude? Pesquisa aponta opinião dos consumidores nesta última edição da Black Friday

Pesquisa realizada pela TRIWI releva a opinião dos consumidores em relação aos descontos reais da Black Friday.


A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, é o momento de comprar produtos, e até serviços, com descontos expressivos. Para os varejistas não é diferente, é a oportunidade de vender mais e aproveitar o movimento estimulado pelo mercado. 

O sábado de Black Friday registrou mais de R $1,2 bilhão em transações, 4,3% a menos do que 2021. A quantidade de itens por compra superou 2021, com média de 2,6 produtos por pedido, sendo 3,1% maior que em 2021. Embora a quantidade de produtos vendidos ficou apenas 1,4% menor do que em 2021, com 5,8 milhões de itens.

 

E para os consumidores, foi Black Friday ou Black Fraude? 

Por muito tempo a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “Black Fraude: tudo pela metade do dobro”. Já que muitas empresas maquiavam o preço dos produtos dias antes para então oferecer um desconto fictício e atrair a atenção dos consumidores desavisados.  

Em pesquisa realizada pela TRIWI, Consultoria em Marketing, nos dias 27 e 28, com pouco mais de 16 mil consumidores, aponta que, mesmo apesar da conscientização dos varejistas em oferecer descontos reais, muitos consumidores ainda desconfiam das promoções.  

Para apenas 67% dos entrevistados, as promoções foram reais. “Este dado mostra a importância do varejo em oferecer de fato descontos reais, atitudes de maquiar valores só prejudicam a relação dos clientes com as empresas” comenta Ricardo Martins, fundador da TRIWI. 

A pesquisa revelou ainda que o interesse e expectativa dos consumidores era alta, 95% esperavam comprar algo na Black Friday, mas somente 82% de fato compraram. 

“As empresas mudaram suas atitudes em relação aos descontos falsos, mas ainda encontramos situações de preços maquiados. Consumidores hoje estão cada vez mais conscientes e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar enganar os clientes só prejudica a relação do cliente com a marca.” Complementa Ricardo Martins. 

Sites comparadores de preço, como o Buscapé, Zoom, Escolha Segura entre outros viram os queridinhos dos consumidores. Nestes sites é possível acompanhar os valores com histórico de até 6 meses. Assim, é possível saber se o valor ofertado realmente está com desconto ou não.

 

Dicas da TRIWI para comprar com segurança em qualquer momento, independente da Black Friday 

·         Escolha com antecedência os produtos e monitore os preços, utilize sites comparadores de preços para apoiar.

·         Pesquise diretamente nos sites que você já confia. Cuidado com sites desconhecidos ou ofertas incomuns. 

·         Verifique o valor do frete se está dentro da faixa de preço das suas compras anteriores. 

·         Confira os dados do e-commerce ou da loja antes de comprar.

·         Se você está comprando on-line e a loja informa que tem loja física, confira no Google Maps se o endereço realmente existe. 

·         Consulte o CNPJ no Google e no site da Receita Federal.

·         Se receber algum e-mail ou link via WhatsApp, certifique-se que trata-se da loja oficial e não uma loja falsa.

·         Se estiver comprando de um site que você não conhece, faça buscas no Google, Reclame Aqui e nas redes sociais se há reclamações não resolvidas. 

·         Não use um computador público ou de um desconhecido para realizar compras, seus dados podem estar sendo monitorados por hackers

·         Confira as formas de pagamento, sites confiáveis possuem parcerias com várias bandeiras de cartão e oferecem diversas opções de pagamento. Já os sites falsos disponibilizam poucas opções e geralmente só aceitam pagamentos à vista 

·         Confira se o valor do carrinho de compras é o mesmo do valor anunciado.

·         Compare preços entre lojas conhecidas.

·         Utilize cartão virtual. Se o seu banco disponibiliza esta opção, aproveite. É mais seguro e evita riscos de fraudes.

·         Prazo de entrega abusivo. Prática comum em períodos de promoção é aumentar consideravelmente o prazo de entrega, pois assim em caso de falta de estoque eles conseguem regular com seus fornecedores.

 


Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI

https://www.instagram.com/triwidigital/

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