sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Cinco dicas da McAfee para aproveitar a Black Friday em segurança

Indicadores da McAfee mostram que crianças e adolescentes brasileiros são os mais conectados do mundo e familiares precisam estar atentos a essa época de grandes promoções 


Hackers e golpistas em geral procuram lucrar nesta época do ano, aproveitando a correria que a data promove. Seja criando os próprios avisos de remessa, negócios e até instituições de caridade, que parecem legítimas à primeira vista, mas são tudo menos isso. Na verdade, essas ferramentas podem estar carregadas de malware -- qualquer tipo de software para gerar danos ao computador - apontar para sites de phishing, que roubam informações pessoais ou podem simplesmente enganar o consumidor. 

No caso do Brasil, as atenções devem ser voltadas para os mais jovens, já que, de acordo com estudos recentes da McAfee, o Brasil representa o maior uso de dispositivos móveis relatado entre crianças e adolescentes com uma taxa geral de 96% (Estudo completo: A vida por trás das telas de pais, pré-adolescentes e adolescentes). Um prato cheio para golpistas, já que, estrategicamente, as ações criminosas afetam as emoções do usuário, criando um senso de urgência ou mesmo medo. Com o fim de ano, há também uma carga extra de estresse - tempo, dinheiro ou até mesmo a pressão de encontrar aquele presente difícil de conseguir, esgotado em todos os lugares. 

“Além disso, pesquisas (links das pesquisas aqui) recentes da McAfee apontaram que as crianças e jovens brasileiros são os que tem a maior taxa de utilização de dispositivos eletrônicos no mundo e, a grande maioria sequer relata problemas sofridos online (como cyberbullying). por isso a atenção dos pais deve ser redobrada nessa época do ano”, diz Paula Xavier, Head de Growth Marketing da McAfee. A empresa criou recomendações especialmente para esse período do ano.

 

1) Pedidos, rastreamentos e sites falsos

Nesta época do ano, manter o controle de todos os pedidos que estão para chegar pode ser complicado. Isso se torna prato cheio para mensagens falsas enviadas para a caixa de correio eletrônico ou WhatsApp Embalados com um anexo ou um link, o consumidor pode se deparar com vírus e outros artifícios que roubam dados pessoais. Essas mensagens podem parecer bastante legítimas, sites e endereços com grafias similares às marcas originais. A melhor maneira de combater esses tipos de golpes é ir diretamente aos sites oficiais, digitando o endereço e evitando clicar em links enviados por estranhos.

 

2) O golpe do negócio imperdível

No coração da Black Friday mora o apelo da escassez. Há sempre algum item que é difícil de encontrar, e os criminosos criam sites falsos e ofertas em torno desses produtos para atrair os clientes. Eles podem utilizar a mesma técnica de sites similares a grandes marcas ou podem configurar um site com sua própria marca. Isso não só faz o consumidor comprar mercadorias que nunca vai receber, como vai colocar os dados pessoais nas mãos de criminosos. Se é bom demais para ser verdade, desconfie.

 

3) O golpe da caridade

É comum os brasileiros apoiarem campanhas de doações, muitas vezes frente a desastres (chuvas, deslizamentos, entre outros). Os fraudadores também sabem disso e criam instituições de caridade falsas para lucrar. Algumas indicações de uma instituição de caridade inexistente: frases com mensagens de urgência - “faça alguma coisa agora”, além de formas de contribuição por transferência eletrônica e até mesmo criptomoedas - uma vez que esses fundos são enviados, é quase impossível recuperá-los.

 

As cinco dicas da McAfee de como evitar golpes

  1. Faça compras em lojas conhecidas, e com boa reputação no comércio eletrônico
  2. Procure o ícone de cadeado em seu navegador ao fazer compras. O cadeado significa que o site é seguro (o “s” ao final do http indica essa segurança).
  3. Utilize a autenticação de dois fatores em suas contas, dessa forma fica mais difícil que seus dados sejam roubados por terceiros.
  4. Utilize uma VPN (Virtual Private Network -- Rede Virtual Privada) se estiver fazendo compras em Wi-Fi público.
  5. Utilize soluções que protejam sua identidade e evitam a exposição de suas informações pessoais na Dark Web (Rede escura) onde dados pessoais são comprados e vendidos.

 

E se for vítima de um golpe? O que fazer?

Mesmo que você tome as devidas precauções, o inesperado pode acontecer. Seja um golpe, um crime de identidade ou um roubo, existem etapas que você pode tomar imediatamente para ajudar a minimizar os danos.

1. Notifique as empresas envolvidas

2. Faça um boletim de ocorrência

3. Congele ou bloqueie o crédito

4. Monitore, sempre, até a situação ser totalmente resolvida.

 

McAfee Corp.

https://www.mcafee.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário