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Estudo Tendências do Consumidor —
Mobilidade Urbana, do Data OLX
Autos, revela comportamento dos usuários
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Levantamento aponta referências de locomoção, perfil de veículo e mudança de
hábitos entre gerações estudo
● Acesso
ao 5G e ao Wifi no automóvel é indicado principalmente pelas gerações X e BB,
com 51% no nível de importância
● 35% compraria um veículo híbrido e/ou elétrico; gerações mais novas (Z e Y) e classe A se destacam nessa preferência.
Automóvel como
aspecto central no deslocamento, preferência por conectividade 5G e Wi-FI e
adesão das gerações mais novas aos modelos híbridos e elétricos. Essas e outras
preferências são reveladas na pesquisa Tendências do Consumidor — Mobilidade Urbana,
levantamento exclusivo do Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da
OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país, que será
divulgado no Conecta Autos 2022.
O objetivo do
estudo é identificar mudanças no comportamento do público relacionados à
mobilidade nos centros urbanos. A análise contou com 4.580 usuários da
plataforma nas cinco regiões do país entre o fim de setembro e o início de
outubro.
“Acompanhamos de forma atenta os comportamentos relacionados à mobilidade. E, por meio do nosso braço de inteligência, Data OLX Autos, compartilhamos transformações e tendências apontadas por nosso público, que podem contribuir para ampliação de ações em mobilidade e tomadas de decisão em um futuro próximo e de longo prazo” reforça Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.
Frequência de uso dos meios de deslocamento
O carro e a motocicleta estão como meios de transporte
prioritários, segundo 60% dos entrevistados. E, os demais estão divididos entre
deslocamento a pé/caminhada (29%) e ônibus/vans (11%), além de bicicleta
Aplicativos de
mobilidade são mais utilizados ocasionalmente (por 55%), enquanto táxi, trem,
metrô, ônibus ou similares e bicicleta não são utilizados por
mais da metade dos participantes do levantamento.
Tipo de transporte e rotina
O estudo da OLX avaliou também quais meios são mais utilizados de acordo com o tipo de local e atividade. O automóvel é o tipo de transporte mais utilizado nos deslocamentos para a residência de amigos e familiares na cidade (73%), ao hospital (70%), ao supermercado e padarias (66%), bares e restaurantes (60%), para o trabalho (54%), bancos e lotéricas (50%) e escolas e universidades (44%).
A maioria dos participantes costumam ir mais a pé quando se deslocam para farmácia (52%). Já os aplicativos de mobilidade são a segunda opção preferida para ir a bares e restaurantes (31%), ao hospital (24%) ou rumo a clínicas de saúde (22%).
Em relação ao
transporte público, apesar de aparecerem como menos utilizados ao somar todos
os entrevistados, a pesquisa da OLX traz algumas curiosidades relacionadas ao
perfil. Entre quem cita os meios que mais utiliza para ir ao local
de trabalho, por exemplo, destaca-se a menção ao uso de
automóvel entre respondentes masculinos (58%) e o uso de ônibus, vans entre a
geração Z (31%). Já a utilização de trem e metrô é menos comum entre as
gerações de mais idade (X e BB) – sendo 6% na comparação com os mais jovens
(10%).
Automóvel e locomoção a pé como mais importantes
Cerca de 68% dos usuários entrevistados pelo levantamento da OLX
apontam que ter um carro para uso pessoal é importante, seguido da
possibilidade de poder se deslocar a pé (47%) e aplicativos de mobilidade
(40%).
Maioria quer veículo usado ou seminovo
O estudo da OLX também avaliou a intenção de compra de automóveis
nos próximos seis meses. Mais de 40% dos entrevistados têm a intenção de adquirir
um automóvel nesse período, sendo que 15% deseja comprar um usado e 13% um
seminovo.
Dentre os itens mais relevantes na hora de comprar um veículo, 90% dos entrevistados consideram mais importante o preço do automóvel, seguido do custo de manutenção do veículo (85%), conforto no deslocamento (84%), escolha pelo tipo de automóvel (81%) e preço do combustível e IPVA (73%).
“Ainda que tenha havido o
restabelecimento de parte do suprimento de semicondutores e a indústria
automobilística dê sinais de recuperação, o acesso ao crédito, o endividamento
da população brasileira e a inflação são fatores que impactam no bolso do
consumidor”, afirma o economista chefe da OLX, Danilo Igliori.
O estudo aponta que importância do conforto no deslocamento se destaca nas classes mais altas (A/B), enquanto preço e custos com o veículo são mencionados principalmente pelo público feminino participante da pesquisa.
Em relação à forma
de pagamento, a maioria planeja comprar o automóvel por meio de entrada e
financiamento (38%), seguido de pagamento à vista (37%), carro atual como parte
do pagamento e financiamento (18%) e carro atual como parte do pagamento e o
restante à vista (11%). Cerca de 10% dos respondentes pretendem financiar 100%
do valor e 8% preferem utilizar o consórcio.
Tecnologia
e conectividade
O levantamento da OLX avaliou quais
aspectos os consumidores participantes consideram mais relevantes em termos de
tecnologia do veículo que pretendem adquirir. Os itens mais importantes são as
atualizações de manutenção do veículo (60%) e ligações automáticas para resgate
em caso de acidente (60%). Em seguida está a poltrona antissono que visa
“acordar” motoristas quando eles começam a manifestar fadiga (51%).
O acesso ao Wi-Fi e o 5G, implementado no Brasil neste ano, aparece em quarto lugar como item mais relevante, sendo citado principalmente pelas gerações X (51%) e Baby Boomer (52%).
Veículos híbridos e elétricos
A maioria dos participantes também
indicou interesse em comprar modelos híbridos ou elétricos (35%). Destacam-se
as gerações mais novas (Z e Y) e os entrevistados da classe A. Apesar dessa
tendência, 17% não consideram comprar veículos desse tipo, e 16% estão
indecisos.
O estudo também
perguntou se os entrevistados teriam interesse em instalar Gás Natural Veicular
(GNV) no automóvel para economizar com combustível, obtendo 26% das respostas
afirmativas. Dentre essas, predomina o público feminino (34%), as gerações Z e
Y (29%), a classe C (37%) e usuários das regiões Norte (35%) e Nordeste (32%).
Perfil dos entrevistados
O estudo entrevistou 4.580 usuários da
plataforma nas cinco regiões do país entre 22/9 e 5/10, abrangendo nascidos da
Geração Z (com até 26 anos) aos Baby Boomers - BB (59 anos ou mais), das
Classes A, B, C, D e E, sendo 83% compostos da população economicamente ativa.
A maioria dos entrevistados se identifica como homens (80%), com média de 46
anos de idade, pertencentes à Geração X.
Os estados com mais participantes foram São Paulo (22%), Rio de Janeiro (13%), Distrito Federal (11%), Rio Grande do Sul (8%) e Minas Gerais (8%).
O público é
composto principalmente por entrevistados da classe B (48%) e C (34%), com
renda média familiar mensal de R$ 5.465,14.
A maior parte do
público possui automóvel (77%). Desses, 88% possuem carro e 24% tem motocicleta
ou motoneta.
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