quarta-feira, 30 de novembro de 2022

30 de novembro, Dia do Síndico

 Levantamento aponta mudanças de comportamento nos condomínios brasileiros após pandemia


O crescimento dos serviços de delivery e das compras online impulsionadas pela pandemia também vem se refletindo em outro aspecto do cotidiano das famílias brasileiras: as portarias dos prédios e condomínios. É o que mostra pesquisa da TownSq, que desenvolve soluções de tecnologia para a gestão condominial, feita com mais de 500 condomínios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O número de entregas em portarias registrado no último mês de outubro é 131% maior que o de março de 2020, quando teve início a pandemia de COVID-19, sendo que apenas nos 10 primeiros meses deste ano foram registradas mais de 3 milhões de entregas. 

Além do trânsito de entregadores nas portarias, o levantamento também aponta mudanças de comportamento em relação às reservas de áreas comuns dos condomínios, como salão de festas e academia. De acordo com a TownSq, o pico de reservas aconteceu em 2021, durante o auge da pandemia, quando houve 162% mais reservas do que em 2020 e 62% mais do que em 2022. 

“Isto mostra que mostra que o comportamento dos moradores no pós-pandemia é de sair mais e usufruir menos das áreas comuns, se comparado com o período da pandemia onde as pessoas ficaram mais tempo em casa”, explica Ingrid Zenatti, Country Manager da TownSq no Brasil.
 

Volta ao “novo normal”

O número de visitantes em condomínios também aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, indicando a volta ao “novo normal”. Em 2022, o número de autorizações na portaria aumentou 77% quando comparado a 2020. 

Já o assunto mais comentado por moradores em 2022 através das circulares é a reserva das áreas comuns, como salão de festas, academia e churrasqueira. As manutenções do condomínio, principalmente relacionadas à pintura, limpeza e vazamento, aparecem na segunda posição, seguidas por temas ligados à gestão condominial, como boleto, assembleia e pagamento. Em quarto lugar, estão assuntos relacionados à portaria do condomínio, seja por conta de registro de visitantes ou recebimento de encomendas. 

“Além destes assuntos, também identificamos outros temas sendo abordados nos condomínios, como plantas e animais, reforçando o sentimento de comunidade e interação entre os moradores, algo que cresceu muito durante a pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo dentro de casa e interagiram mais com os vizinhos", completa Ingrid.


TownSq.


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