Indicador
possibilita analisar o desempenho do estabelecimento, mostrando quanto o
cliente está gastando em cada época do ano
O gasto
médio do cliente, uma das principais métricas utilizadas para impulsionar os
resultados de um negócio, pode ser definido como um indicador de performance
que possibilita identificar qual foi o valor médio pago pelos consumidores em
seus pedidos. Nele, é possível entender o porque, em determinadas épocas do
ano, o faturamento pode aumentar ou diminuir, sendo que isso não está
relacionado apenas ao volume de vendas. Com isso, é possível definir ações que
tragam mais resultados para bares e restaurantes, garantindo rentabilidade adequada
e maiores lucros. Seu cálculo pode ser obtido a partir do total do faturamento
do negócio dividido pela quantidade de vendas que foram realizadas dentro de um
determinado período. Mas como aplicá-lo corretamente? A Sodexo Insights,
plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o
mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou uma série de dicas que
podem ser conferidas na íntegra aqui.
“Uma das formas de aumentar o gasto médio dos consumidores no varejo de alimentação é fazer parte de uma ampla rede de aceitação de benefícios como o vale-alimentação ou vale-refeição, pois os consumidores recebem um crédito para ser usado justamente com essa finalidade. Os cartões da Sodexo, por exemplo, são aceitos em 600 mil estabelecimentos pelo Brasil. Facilitar a compra dos consumidores também é uma maneira de vender mais”, afirma Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Confira a
seguir as dicas:
- Treine bem a sua equipe
Sua equipe
precisa estar afiada para conseguir boas vendas. Para isso, tão importante
quanto estar efetivamente na linha de frente e atender com cordialidade, é
preciso preparar o time com técnicas e argumentos que ajudem a alcançar
melhores resultados. Por exemplo, em um restaurante, o garçom pode sugerir, de
forma atrativa, uma sobremesa ou um café para que o cliente consuma um item que
talvez não pedisse.
- Use alternativas que ampliem
as possibilidades de compra
Facilitar a
compra para o público consumidor também é uma maneira de vender mais e,
consequentemente, aumentar o valor médio de consumo do seu negócio. Por isso,
dispor de alternativas como os meios de pagamentos por aproximação (NFC) ou
mesmo fazer parte da rede de aceitação de benefícios como vale-alimentação ou
vale-refeição, de acordo com a atividade do seu estabelecimento, podem ajudar
bastante.
- Ofereça descontos ou
combos em períodos sazonais
Sempre
existem aqueles períodos do ano em que o faturamento diminui. O acompanhamento
do gasto médio ajuda a identificar isso e a desenvolver estratégias para
reverter essa situação. Os descontos sazonais para esses momentos de baixa são
um exemplo. Se você fizer uma promoção no cardápio no mês com resultados
inferiores, você pode incentivar seus clientes e aumentar as vendas.
Outra
alternativa é criar combos. Um menu completo com preço diferenciado, incluindo
entrada, prato principal e sobremesa, é um exemplo. Ao combinar esses itens e
oferecer algum desconto, ou mesmo um brinde, pode fazer o consumidor, que
talvez comprasse somente um ou outro produto, perceber vantagem e decidir por
essa opção completa. O valor total do pedido acaba sendo maior, contribuindo
para a elevação do gosato médio.
- Pense na experiência do
cliente
A
experiência do cliente no seu estabelecimento, seja em um ambiente presencial
ou online, é tão importante quanto a qualidade ou até mesmo o preço dos
produtos. Por isso, é preciso pensar em quão agradável está o seu espaço
físico, quão fácil é fechar e pagar uma compra digital, como você proporciona
uma jornada de pedido, consumo e pagamento interessantes e assim por diante.
- Ofereça um atendimento
impecável
O
atendimento também diz muito sobre o poder da sua força de vendas. O consumidor
quer se sentir bem atendido e isso não significa sufocar ou mesmo negligenciar
as suas necessidades dentro do seu estabelecimento. É preciso cordialidade e
presteza, mas com bom senso, algo que um treinamento bem executado pode
ensinar.
Investir no
bom atendimento com o público pode resultar no aumento da frequência do cliente
ao local e gerar resultados promissores para o negócio.
- Faça uso da
tecnologia
A tecnologia
é uma ótima aliada para ter um controle constante sobre essa variável. Existem
plataformas que atualizam automaticamente o gasto médio dos clientes por
período a cada nova venda registrada. Informe-se e tenha mais agilidade para
tomar decisões importantes para manter seu estabelecimento crescendo e com boa
lucratividade.
SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS
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