domingo, 9 de outubro de 2022

O que fazer quando a criança não quer ir à escola?

Especialista dá dicas para que pais observem sinais e superem a situação 

 

Assim como os adultos, nem sempre as crianças sentem vontade de repetir as mesmas ações todos os dias, mas quando os pequenos se resistem para ir à escola, é hora de entender o que está acontecendo. 

Para a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães, a mudança de comportamento é um sinal de atenção e precisa ser investigado. “Se a saúde do seu filho estiver bem, é hora de conversar e entender o porquê a criança está se mostrando resistente a ir à escola. Reforçar que a criança é amada, protegida e que pode se abrir é o melhor caminho para conseguir acessá-la, ainda mais em situação de estresse. A parceria entre a família e a escola é fundamental nesse momento pois ambos querem o melhor para a criança”, completa.  

Confira alguns passos que podem ajudar pais e filhos a superar a situação:  


Checar se há algum problema médico

Muitas vezes dores de barriga, de cabeça ou em alguma outra parte do corpo podem ser usadas para não ir à escola. Confirmar se a criança realmente não está doente ou alguma dor é o primeiro passo para lidar com a situação. Dores de cabeça persistentes podem indicar necessidade de lentes corretivas, por exemplo.

 

Esteja disponível para conversar

Tente entender o que está incomodando a criança. É alguma situação que a deixa com receio ou a atitude de alguma pessoa? Briga com algum colega ou desentendimento na turma? Seja qual for a razão, valide os sentimentos do seu filho e se mostre aberto a enfrentar a questão junto com ele para encontrar soluções. Tome o cuidado para não potencializar a situação além do que já é percebido pela criança.

 

Acolha as percepções da criança sobre a situação

A escola deve ser um local onde estão os amigos, novas descobertas e crescimento. Se a criança prefere evitar o ambiente, é preciso entender o que está acontecendo. Conversar com a escola é essencial para entender, como está seu filho. Juntos, pais e professores, podem pensar em um plano conjunto para que a criança volte a se sentir bem no ambiente escolar. Mostre a sua confiança com relação à escola. Quando os pais se mostram seguros com a equipe pedagógica a criança entenderá que também pode confiar nessas pessoas enquanto estiver na escola.

 

Rotina pode ajudar

Se o caso for ansiedade por separação dos pais, ou de animal de estimação, por exemplo, manter uma rotina consistente pode ajudar. Ter rituais antes de ir para a escola, de manhã ou na noite anterior, como vestir o uniforme, arrumar a mochila e montar o lanche, mostram o que a criança pode esperar todos os dias e traz segurança.

 

Apoie e encoraje

Quando seu filho fizer um esforço, reconheça a atitude e parabenize pelas pequenas coisas. Não é preciso vencer uma maratona para ganhar parabéns, já que pequenas ações positivas e consistentes também são vitórias valiosas e que devem ser reconhecidas.

 

Tarefas e objetivos

Dar tarefas diferentes para a criança realizar também traz um senso de objetivo a ela. Regar uma planta da escola, escrever a data do dia no quadro negro, ou alimentar passarinhos na saída da escola são tarefas paralelas que agregam uma experiência diferente para a criança e pode reforçar a necessidade dela ir à escola a cada dia. 

 

Se aproximar das outras famílias

Aproveite a oportunidade de a criança conviver com os amigos em outros lugares e fortalecer os vínculos de amizade. Essa pode ser uma boa forma de ampliar conexões além do ambiente escolar e representar uma possibilidade de compartilhar situações vivenciadas e contar com uma rede de apoio.

 

Colégios Maristas

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