sexta-feira, 28 de outubro de 2022

No Halloween, as abóboras vão da decoração ao cardápio da festa

 Um dos principais símbolos do Dia das Bruxas, o vegetal vai além de objeto para decorar ambientes

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ensina receitas fáceis para tornar a abóbora o centro das atenções do cardápio da festa

 

O Halloween, tradicional festa norte-americana, já está integrado ao calendário de festividades no Brasil. Conhecido aqui, também, como Dia das Bruxas, é comemorado em 31 de outubro, quando casas e ruas são decoradas com temas de bruxas, vampiros e caveiras, e as pessoas, principalmente as crianças, se fantasiam para pedir doces e “assustar” com travessuras quem negar dar as guloseimas. Uma das marcas mais emblemáticas do Halloween são as grandes abóboras, com rosto e velas dentro, que simbolizam fertilidade e sabedoria. 

O vegetal, que é reconhecido símbolo dessa festa, pode também ser o centro das atenções do cardápio, como ensina Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. “É uma ótima oportunidade para incentivar as crianças a comerem abóbora de forma lúdica e aproveitar todas as suas propriedades”, diz Renata. 

As abóboras possuem propriedade antioxidante, nutrientes que ajudam na saúde da pele, favorecem a saciedade devido ao seu teor de fibras e são essenciais para ajudar na função intestinal. 

Independentemente de sua variedade, o vegetal é fonte de:

● Fibras: que aumentam a saciedade, ajudam na função intestinal e na redução dos níveis de colesterol.

● Potássio: que atua na função muscular, previne câimbras e ajuda a regular a pressão arterial.

● Betacaroteno: antioxidante que atua diretamente na saúde da pele e da visão.

● Baixo valor calórico: alimento indicado para pessoas com necessidade de seguir estratégias nutricionais com restrição calórica.

Renata explica que todas as partes do vegetal podem ser consumidas. “A casca da abóbora pode ser consumida junto com a polpa. A semente pode ser torrada e consumida inteira ou como farinha, compondo receitas.” 

A nutricionista ensina algumas receitas fáceis de fazer para tornar a abóbora o centro de atenções do cardápio e deixar o Halloween mais saboroso.

 
Doce de abóbora com coco

  


2 xícaras de abóbora cabotiá picada em cubinhos

4 colheres de sopa de coco ralado

1 colher de sopa de adoçante culinário

1 pau de canela

 

Modo de preparo

Leve tudo ao fogo baixo e cozinhe lentamente, até que a abóbora fique bem cozida e misturada ao coco. Se precisar, acrescente um pouco de água para ajudar a não grudar no fundo da panela. Sirva gelado.


 

Bolinho de abóbora com frango

  


1 xícara de chá de purê de abóbora

1 xícara de chá de frango desfiado temperado a gosto

3 colheres de sopa de farinha de aveia

Gergelim para enrolar

 

Modo de preparo

Misture o purê de abóbora com o frango desfiado e a aveia. Caso necessário, acrescente mais farinha de aveia para dar o ponto de enrolar. Faça bolinhas e enrole na semente de gergelim. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

 
 

Miniabóbora recheada

  


4 miniabóboras

100g de carne moída

Alho, cebola e cheiro verde a gosto

Sal a gosto

1 colher de sopa de requeijão

 

Modo de preparo

Leve as abóboras inteiras ao forno por 30 minutos. Após esse tempo, corte a parte superior das abóboras formando uma tampinha. Retire a polpa das abóboras e reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne moída, o cheiro verde e acerte o sal. Quando a carne estiver cozida, acrescente a polpa da abóbora e o requeijão, formando um recheio cremoso. Acrescente o recheio nas abóboras, tampe com a parte cortada e sirva em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário