domingo, 9 de outubro de 2022

Encontre sua forma de agradecer e seja feliz

Deborah Dubner, psicóloga e escritora, criou baralho para facilitar e incentivar a prática da gratidão


Ciente do impacto positivo da gratidão para a saúde e o bem-estar, a psicóloga Deborah Dubner há dez anos compartilha um agradecimento por dia em seus perfis nas redes sociais. Com esse propósito de expandir o ato de agradecer, lançou a obra A Prática da Gratidão em dois formatos: livro e baralho.

Tanto o livro quanto a caixinha – composta por 60 cartas inspiradoras – buscam motivar que cada pessoa encontre o seu modo de agradecer. Assim, a partir de poesias e emoções, Deborah divide pensamentos com aqueles que estão na procura por autoconhecimento e caminhos para a plenitude.

Em entrevista com a autora é possível compreender como a gratidão está associada aos sentimentos mais felizes e como praticá-la pode mudar a vida das pessoas. Confira:


  1. Qual foi a inspiração para escrever A Prática da Gratidão?

Deborah Dubner: Depois de vários anos praticando #umagradecimentopordia e percebendo o impacto transformador que teve em mim e em muitas pessoas ao meu redor, senti que era o momento de me aprofundar. Exercitar a prática da Gratidão todos os dias me ajudou a olhar para a vida de uma forma mais conectada com o seu verdadeiro sentido. É muito fácil perder esta conexão quando estamos sendo guiados pela urgência que o mundo contemporâneo nos impõe. Tudo se torna automático e paramos de perceber as inúmeras dádivas que recebemos desde a hora que acordamos até o momento de dormir. Assim, escrever este livro foi uma jornada de conexão, uma pausa no automático para olhar os diferentes presentes que a vida me entrega, aos quais posso me sentir grata. Desde os campos mais visíveis, como a saúde e a família, até os campos mais sutis, como o tempo, a água ou mesmo as pessoas que não percebemos, mas passam por nós. O meu desejo é que esse exercício de conexão que eu fiz convoque os leitores a se conectarem também, ampliando as perspectivas do olhar e convidando-os a sentir a diferença de qualidade que este simples hábito pode causar.


  1. Quais são as suas motivações para escrever sobre gratidão?

D.D.: Sob o prisma da Psicologia Positiva, a Gratidão é uma das 24 Forças de Caráter, associada à virtude da Transcendência e isso significa que todas as pessoas podem acessar com maior amplitude esta força. Sob o olhar da Neurociência, é comprovado que quando nos sentimos gratos, são desencadeados vários benefícios emocionais, físicos e mentais e isso impacta positivamente nossas relações, gerando a sensação de bem-estar. Do ponto de vista da Espiritualidade, a Gratidão abre portas para a conexão profunda com a vida e seu sentido mais profundo. Eu vejo a Gratidão com olhar de criança: curiosidade e espanto. Acho lindo como ela é democrática, pois está ao alcance de todas as pessoas. Ao mesmo tempo, é muitas vezes mal compreendida, banalizada e tratada de forma superficial. Por isso, me sinto motivada a mostrar com exemplos práticos e vividos, que o simples pode ser extremamente profundo e que – para quem quiser experimentar - a Gratidão transforma, emociona e abre uma avenida de novas possibilidades.


  1. De que forma a Psicologia e a Neurociência contribuem para sua escrita sobre gratidão?

D.D.: Quando eu escrevi este livro, ainda não tinha me aprofundado nos estudos da Neurociência e Psicologia Positiva sobre a Gratidão. Mas assim como a prática da Gratidão me levou a escrever um livro, criar um baralho, um podcast e vários cursos, ela também me levou a querer estudar mais. Costumo dizer que nos últimos dois anos eu vesti de teoria a minha prática. Há pessoas que vão da teoria à prática. O meu caminho foi o contrário. Primeiro eu vivi na pele o poder transformador da Gratidão, praticando por mais de dez anos. Depois, fui entender como a Psicologia Positiva e a Neurociência explicam esse fenômeno. O resultado me surpreendeu positivamente, pois aquilo que eu sempre sentia pôde ganhar novos contornos, com explicações mais técnicas que complementaram a compreensão e que têm me ajudado a passar a mensagem de maneira mais completa.


  1. Como a leitura pode auxiliar as pessoas a serem mais gratas?

D.D.: A leitura deste livro deve ser a partir do coração, com abertura e liberdade. Atualmente, o conhecimento de qualquer assunto está ao alcance de todos, basta uma conexão, um celular e um browser. Se procurarmos no Google sobre Gratidão, vamos encontrar milhares de textos, pesquisas, vídeos e lives. A questão é que não basta apenas saber o que a Gratidão faz. É preciso vivenciar, sentir com o corpo, emoção e mente, integrando todos os nossos sentidos. Tanto o livro como o Baralho da Gratidão têm a função de convidar poeticamente o leitor a se encontrar com a Gratidão que o habita. É como morar em uma casa com muitos cômodos, e ter alguns deles com a porta fechada, sem adentrar. De repente, a gente descobre que tinha um quarto reluzente, e que estava esquecido, até mesmo empoeirado. O convite é: abra a porta, entre, seja bem-vindo a este espaço que mora dentro de você! Só desta forma é possível compreender realmente o que a Gratidão faz. Os textos são simples, acessíveis e abordam muitos aspectos da vida. Assim, cada um vai poder se identificar mais com o que estiver precisando. E quanto mais perceber motivos para ser grato, mas vai expandir o seu querer.


  1. De qual maneira seu livro está conectado com o Baralho da Gratidão?

D.D.: Primeiro nasceu o livro. No ano seguinte nasceu o Baralho. Depois de ouvir vários depoimentos dos leitores, senti que deveria criar um instrumento que os ajudassem a praticar de forma mais objetiva. Assim, selecionei frases significativas do livro (que chamei de inspirações) e complementei com convites de prática. Tomei cuidado para elaborar um amplo espectro de situações e contextos, para que todas as áreas da vida fossem contempladas. O livro pede uma ação mais individual. O Baralho instiga a expandir, praticar em família, em grupo, com pessoas até mesmo desconhecidas, usando cartas que foram criadas com o propósito de expressar a gratidão. É uma criação mais lúdica, menos linear. Uma boa companhia que cabe em qualquer bolsa.


  1. A gratidão pode tornar as pessoas mais felizes? Como esta prática está ligada à Psicologia Positiva?

D.D.: A Neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada ao sentimento de gratidão. Quando nos sentimos gratos e externamos este sentimento, ativamos em nosso cérebro um sistema de recompensa que proporciona uma maravilhosa sensação de bem-estar. No entanto, saber disso não é suficiente. A Ciência indica que a Felicidade é uma via de construção, muito mais do que um lugar para ser alcançado. E é neste espaço construtivo que entra a prática da Gratidão. Como gerar um campo de gratidão em nossas vidas? Como desenvolver espaços de trabalho e de vida nos quais somos mais capazes de apreciar do que de reclamar? O que essa simples mudança de mentalidade e atitude pode causar na vida de uma pessoa, de uma equipe, de uma família, de uma corporação ou de um país? Se entendermos a felicidade como uma jornada e não como um lugar estático que alcançamos, posso afirmar sem medo de errar que – sim – a Gratidão ajuda a tornar as pessoas mais felizes. Desta perspectiva, o que importa são os passos que damos, dia a dia, nas decisões e na percepção que temos a cada instante. Ao praticar a Gratidão, nosso olhar se transforma e assim, a realidade que percebemos também se transforma. Nos tornamos mais generosos, compassivos, acordados para o que realmente tem valor, mas que frequentemente negligenciamos. Tornamo-nos mais presentes, conectados ao que a vida nos oferta a cada momento, em vez de perseguir um futuro que nunca chega. Ser grato é uma forma de viver, uma escolha consciente que nos pede foco, disciplina e atenção. Ao mesmo tempo, é leve, belo e profundamente libertador. Por tudo isso, só pode nos fazer mais felizes!

 

Deborah Dubner  - Psicóloga e escritora da alma humana com cinco livros publicados. Em 2014, palestrou no TEDx Jardins em São Paulo contando sua história do #umagradecimentopordia para centenas de pessoas. Em 2015, recebeu o Prêmio Shift Agentes Transformadores pela prática da gratidão. Mantém a página @umagradecimentopordia no Facebook e um blog Um Agradecimento por Dia que tem milhares de seguidores de várias partes do mundo, o que multiplica e expande a prática da Gratidão.

www.deborahdubner.com.br

Facebook | Instagram | LinkedIn


Nenhum comentário:

Postar um comentário