domingo, 2 de outubro de 2022

Coordenação podem apresentar baixo desempenho em tarefas escolares, segundo pesquisa

Com participação do professor da FSG, pesquisa também revela que os pais devem se atentar aos sinais o mais rápido possível, pois isso ajuda no tratamento precoce

 

Com o alto índice de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TCD), o professor Rodrigo Flores Sartori, do curso de Educação Física do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, em conjunto com professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizaram uma pesquisa que aponta que crianças com esse tipo de deficiência, quando não tratadas, podem apresentar um péssimo desempenho nas tarefas escolares, principalmente nas atividades de leitura, escrita e matemática. 

A pesquisa feita pela FSG (com estudantes participantes), pela PUC-RS e pela UFRGS teve como objetivo comparar funções executivas em crianças com TCD, em riscos para TCD (r-DCD, em inglês, risk for Developmental Coordination Disorder) e em crianças tipicamente em desenvolvimento (TD). 

O estudo contou com a participação de 397 crianças, entre 8 e 9 anos de idade, de 12 escolas distintas do Brasil, sendo 28% de instituições privadas e 72% das públicas, que foram avaliadas com o método MABC-2, como ferramenta de triagem. Com isso, a pesquisa dividiu os entrevistados em três grupos: sendo o grupo 1 com crianças DCD (63), grupo 2 com crianças r-DCD (31) e grupo 3 com TD (63). 

Durante a avaliação das crianças foram realizadas tarefas verbais e não verbais para a memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. A partir daí o estudo constatou que o grupo TCD mostrou uma pontuação menor em comparação com o grupo TD na memória visuoespacial e verbal de trabalho, controle inibitório e em tarefas de flexibilidade cognitiva. Enquanto o time r-DCD apresentou números mais baixos em comparação com o grupo TD para memória de trabalho visuoespacial e para flexibilidade cognitiva. 

Na pesquisa, crianças TDC e r-CDC demonstraram também alguns prejuízos em tarefas motoras finas e brutas. As más percepções de movimento e a falta de planejamento impedem que esses grupos adquiram habilidades motoras mais complexas, já que as pontuações motoras mais fracas estão relacionadas com o baixo desempenho nas tarefas de leitura, escrita e matemática. Além de terem dificuldades com déficits em funções cognitivas essenciais, como controle de inibição, memória de trabalho e planejamento. 

Portanto, o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação exige a necessidade de identificação precoce, sendo alguns dos critérios a observação de déficits motores, lentidão e imprecisão dos movimentos que interferem nas atividades cotidianas. 

O estudo conclui que a abordagem interdisciplinar é fundamental, considerando que o TDC pode ocorrer conjuntamente com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de dificuldades de aprendizagem. 

Confira a pesquisa completa: link

 

FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha


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