segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ViaQuatro e ViaMobilidade alertam sobre a importância de se tornar um doador de órgãos

Em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, concessionárias realizam campanha de conscientização nas estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás até o dia 30

Arte da campanha realizada nas estações


A ViaQuatro, a ViaMobilidade e a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) promovem, até o dia 30, uma campanha de esclarecimento sobre a importância da doação de órgãos no País. 

O assunto ganha projeção porque em 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. E para reforçar o tema, as estações receberão voluntários da ABTO para distribuir materiais informativos no dia 26. A campanha será realizada das 11h às 16h nas estações Santa Cruz da Linha 5-Lilás e Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela. 

"A doação de órgãos é um ato de solidariedade, de amor a vida e ao próximo. O Brasil possui o maior programa público de transplante do mundo. Ao longo dos anos observamos o aumento do número de doadores, porém, ainda é desproporcional ao número de pessoas que aguardam por um transplante. E o mês de setembro é o mês dedicado a conscientização da população a essa causa nobre, para assim, conseguirmos aumentar o número de doadores e, consequentemente, de transplante", afirma Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, organizadora da Campanha de Doação de Órgãos da ABTO. 

Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade, acrescenta que “as estações estão sempre à disposição de campanhas como essa, que levem informação confiável aos passageiros e tornem a mobilidade humana”. 

A doação de órgãos pode ocorrer entre pessoas vivas ou com morte recente. O doador vivo precisa ser maior de 18 anos e estar de acordo para doar um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão. O falecido tem de ser diagnosticado com morte encefálica irreversível. E, quando ocorre a morte cerebral, quem decide sobre a doação de órgãos é a família, e é por isso que a campanha se faz necessária. 

A distribuição de órgãos é feita pelo critério de gravidade ou por compatibilidade genética (tipo de sangue), possibilitando que seja justo para todos os pacientes em espera. A única faixa de idade priorizada são as crianças e jovens de até 18 anos. 

Para ser um doador é necessário ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado previamente por um médico para a realização de exames. Para doar em vida, é possível acessar o site da Adote (Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos), fazer o cadastro e receber o cartão de doador. É necessário avisar à família, para que após a sua morte os familiares possam autorizar por escrito a retirada dos órgãos.

 



Serviço:

Campanha de conscientização sobre doação de órgãos

Estação Higienópolis-Mackenzie - Linha 4-Amarela

Estação Santa Cruz - Linha 5-Lilás

Até dia 30 de setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário