terça-feira, 27 de setembro de 2022

Cultura de cancelamento no trabalho

Nos últimos meses ficou bem popular a utilização do termo “cancelar” uma pessoa nas redes sociais por algum comportamento considerado inadequado para a sociedade. A notícia é que esse comportamento já faz parte do mundo corporativo.

Mas, afinal de contas, o que seria cancelar um colaborador ou colega de trabalho? O termo é o ato de banir, excluir uma pessoa das conversas e atividades da empresa. Muitas vezes, quando sofrem essa exclusão na equipe, essas pessoas se sentem desmotivadas e desiludida com o ambiente de trabalho, baixando sua produtividade e senso de pertencimento com a empresa.

Quem pratica a ação de cancelar não tem ideia do tamanho do dano que pode causar em seu colega de trabalho e para a empresa. O que parece ser um comportamento inocente para quem o pratica, gera impactos imensuráveis para quem sofre, sendo, o maior deles emocional causando sentimento de rejeição, insegurança, medo, tristeza, entre outros.

Um dos maiores índices de afastamento do trabalho é a saúde mental, por isso, é muito importante adotar protocolos e treinamentos que minimizem os conflitos de relacionamento e comunicação na empresa, pois, se perdem grandes talentos por situações que poderiam ter sido evitadas com regras claras, com bom direcionamento e com certeza uma boa liderança para se antecipar a qualquer situação negativa. Fortaleça a carta de valores com o time, constantemente, pois isso mostra o quanto a companhia presa por seus colaboradores e, assim, conseguem nivelar a expectativa de todos.

Outro ponto a ser abordado é o fato da cultura do cancelamento não ser um problema exclusivo dos escritórios físicos. Uma vez que a comunicação é um dos maiores desafios de uma equipe em trabalho remoto, ser cancelado prejudica ainda mais o resultado, pois estão “excluídas” de muitas informações e acontecimentos da empresa.

Mas o que fazer para resolver essa situação:

1° Entender qual foi o comportamento ou o que foi falado que “feriu” ou quebrou as regras do ambiente;

2° Buscar as pessoas responsáveis por iniciar o processo de cancelamento, sempre começa com uma ou duas pessoas, tenha um bate-papo sincero e esteja aberto a ouvir;

3° Saiba analisar e refletir sobre o que aconteceu, o quanto tudo isso está impactando no resultado da empresa e produtividade de todos envolvidos;

4° Busque entender e estabelecer os valores da empresa, quais regras existem para guiar os comportamentos das pessoas;

5° Não finja que as coisas estão normais, resolva o quanto antes;

Não vamos aceitar esse comportamento como normal, que antes de pensar em cancelar alguém seja utilizado a boa e velha conversa para entender o outro lado. Que possamos ter mais empatia e menos julgamentos ou críticas.


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