Sobrevivência. É esse o sentimento que define a realidade das empresas em conseguirem se desenvolver frente à escassez de mão de obra – principalmente, por parte das novas gerações, que não demonstram o comprometimento em atividades que considerem fora das suas aspirações profissionais. Tal fato ressalta a importância de as organizações buscarem, cada vez mais, por estratégias que virem esse jogo, como investir no treinamento da equipe para desenvolver o senso de dono.
Contar com o time que já está em campo é, sem
dúvidas, uma belíssima jogada para as companhias que tentam driblar o cenário
atual. E, por isso, o senso de dono é um dos pontos a serem considerados no
planejamento estratégico. Afinal, trata-se da ação de despertar no profissional
o cuidado e comprometimento das suas funções levando em conta todas as pessoas
que fazem parte da empresa.
Em contrapartida, ter a mentalidade de dono
ressalta outras prioridades que ultrapassam a necessidade de bater metas,
reforçando a sensibilidade de olhar e identificar instantaneamente o que
precisa ser feito ou melhorado. Constituindo, de fato, uma relação de cuidado
pela instituição e seus ativos como um todo.
Obviamente, para que esse profissional tenha
intrínseco esse sentimento de paixão pela sua empresa, é necessário seguir
alguns passos para que seja despertado o senso de dono de maneira satisfatória.
# 1 Desenvolver competências: Aqueles
que serão inseridos nesse processo precisam passar por uma capacitação para
adquirirem uma visão abrangente do negócio. Esse treinamento é fundamental para
ajudá-los a identificar quando algo precisa ser feito e qual o caminho certo a
ser seguido.
# 2 Fazer a gestão do tempo: A
capacitação ocorre simultaneamente à execução de outras tarefas. Assim, é
necessário gerenciar o tempo, de modo que seja conciliado o período de trabalho
para dar a devida atenção às demais áreas da empresa.
# 3 Fortalecer a interação social: Se
preocupar com as pessoas é a peça-chave no desenvolvimento do senso de dono.
Ter essa empatia configura em entender e priorizar processos obrigatórios, como
dar feedbacks – que precisam ser vistos como um ato de amor e não como algo já
padronizado.
# 4 Estudar o mercado: É crucial
entender o mercado de atuação da empresa, bem como saber quem são os
concorrentes e quais impactos sociais são causados. Isso ajuda a identificar as
competências que precisam ser desenvolvidas para que, de fato, haja uma ação
efetiva naquilo que precisa ser feito.
# 5 Conhecer os números da empresa. Durante o
processo de desenvolvimento e treinamento, o profissional precisa não somente
conhecer o faturamento, mas também os números da empresa. Afinal, a partir
disso terá o conhecimento pleno acerca das dificuldades e desafios para exercer
a gestão empresarial com maior propriedade.
A aplicação de todos esses critérios inseridos no
despertar do senso de dono, certamente, resulta no ato de se apaixonar pela
corporação e estar disposto a investir em melhorias que tragam resultados
promissores. E, embora essa tendência não precise chegar necessariamente ao
nível de paixão para todos, ela pode atingir o sentimento de responsabilidade
de ver quando algo precisa ser aprimorado.
Qualquer pessoa pode desenvolver o senso de dono,
especialmente no sentido de ter agilidade e rapidez no processo de tomada de
decisão. Isso porque o conceito deixa implícito três critérios que são
fundamentais para sua aplicação na prática, que levam em conta como as suas
ações impactam a vidas das pessoas, o ambiente de trabalho e como vão trazer
resultados positivos de crescimento.
Por essa razão, é importante deixar claro que o
senso de dono é algo que demanda um desenvolvimento contínuo. Até porque, de
nada adianta ter intrínseco o entendimento do que é, se não tem desenvolvidas
as competências e habilidades para estar à frente de tais ações. Desta forma,
cabe ressaltar a importância da participação das empresas nesse processo,
afinal, são as que mais têm a ganhar com essa modalidade de qualificação de
líderes.
Pollyana Guimarães - idealizadora da
Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.
Evoluzi
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