terça-feira, 20 de setembro de 2022

Chegada da primavera abre a temporada de alergias e espirros

Saiba como cuidar da saúde nesta época do ano


A primavera, que começa neste dia 22 de setembro e para muitos é lembrada como a época das flores que exalam um cheiro bom no ar, pode ser para algumas pessoas o início de um período de espirros e alergias diversas. A nova estação demanda alguns cuidados para quem é mais suscetível aos sintomas típicos desta fase que marca o fim das temperaturas baixas. Os aromas ou até mesmo o pólen que vem das flores, por exemplo, podem causar alguns incômodos para a saúde, como coceiras e manchas na pele.
 

De acordo com Karina Santos, médica da família da Sami, operadora que é a revolução dos planos de saúde, as manifestações alérgicas ocorrem com maior frequência nessa época do ano em função da mudança brusca de temperatura e do ressecamento do ar que, aliados à presença de pólen no ar, acabam deixando muita gente doente. “Essa combinação de fatores pode desencadear problemas respiratórios especialmente nos organismos mais sensíveis, como o de crianças e idosos”, explica.

Pessoas com histórico de rinite e asma devem redobrar os cuidados. “Com a umidade do ar mais baixa, é comum que os pacientes precisem recorrer ao médico para minimizar sintomas como espirros, obstrução nasal, coriza e tosse. A falta de hidratação adequada é um dos causadores desses sintomas”, ressalta Santos.

A profissional de saúde da Sami lista cuidados que podem ser tomados nesta época do ano para minimizar problemas. “Lave as mãos com maior frequência, mantenha os ambientes ventilados, evite produtos químicos com cheiros fortes, evite limpeza com vassouras e espanadores, redobre a atenção com bichos de pelúcia e cobertores, mantenha-se hidratado”, esclarece a médica, que finaliza: “caso o paciente apresente sintomas de alergia que durem mais do que dois dias, a recomendação é procurar um médico imediatamente”.

Sami


Nenhum comentário:

Postar um comentário