segunda-feira, 27 de junho de 2022

Fora do ar! Como evitar quedas em um sistema?

Quem nunca se deparou com uma mensagem apontando que um sistema está fora do ar? E, mesmo tentando novamente mais tarde, muitas vezes, o erro persiste. Seja em sites, aplicativos bancários e até nas redes sociais, instabilidades nos servidores vem se tornando cada vez mais comuns. Considerando a grande relevância da tecnologia em nossas vidas, quando erros como esse acontecem, é um forte indicativo de inconsistências e problemas internos que precisam ser solucionados rapidamente.

Embora os sistemas estejam cada vez mais avançados, sua eficácia depende de um manuseio correto. A prova disso está nas recorrentes notícias de que plataformas – inclusive de grandes empresas – ficam fora do ar por longos períodos, gerando um grande transtorno para os usuários e prejuízos financeiros para a organização.

Diante disso, para que um sistema, de fato, consiga exercer todas as suas funcionalidades com um grau mínimo de erros, é fundamental compreender de que forma a ferramenta opera. Para isso, listo aqui cinco dicas importantes que ajudam a evitar que o seu sistema fique fora do ar.


#1 Infraestrutura: Levando em conta a necessidade da tecnologia como fonte de compras e vendas, além de tantas outras funções, torna-se imprescindível adquirir máquinas compatíveis e homologadas, que tenham a capacidade de suportar diversos acessos simultâneos, sem que haja oscilações que impossibilitem as operações por parte dos usuários. Investir em uma infraestrutura adequada, tanto de hardware quanto de software, é primordial para garantir estabilidade ao sistema.


#2 Arquitetura: Esse também é um ponto que deve ser considerado, principalmente com o crescimento da utilização de plataformas de marketplaces e e-commerces, tendo em vista a importância de mensurar a volumetria de picos de acessos e armazenamento de dados e registros dos serviços para um controle efetivo. Empresas que trabalham com produtos ou serviço sazonais precisam de uma atenção ainda mais especial a esse ponto.


#3 Segurança: Com a alta performance da utilização do ambiente digital, o investimento em segurança está atrelado à aplicação de uma gestão de compliance, governança e cumprimento das leis vigentes, como é o caso da LGPD. Além disso, esse ponto é crucial para minimizar os riscos de ciberataques, que podem provocar não apenas a interrupção de um sistema como também o vazamento de dados sensíveis que acarretam numa série de problemas para as companhias.


#4 Capacitação dos usuários: Muitos incidentes acontecem nas companhias justamente pela falta de treinamento para manusear as ferramentas de modo adequando – o que impacta em eventuais falhas em um efeito dominó. Por isso, mais do que adquirir um sistema de gestão, as empresas precisam investir na capacitação da equipe, para que aprendam a utilizar todos os recursos ofertados e preservar a segurança das informações.


#5 Melhoria contínua: Ao aderir softwares de gestão, é necessário garantir não apenas o suporte adequado, como também as atualizações de sistema. Esse é um trabalho contínuo e preventivo, que garante que possíveis falhas sejam identificadas de forma antecipada. Esse cuidado ajuda no processo de adequações e obrigatoriedades, seguindo normas e regras das legislações específicas, evitando além de queda no sistema, penalizações graves, como multas.

Todos esses pontos são garantidos quando a empresa escolhe o sistema mais adequado para suas necessidades e conta com o suporte de uma equipe altamente qualificada não apenas durante a implementação, mas também no dia a dia de sua operação. Cabe destacar que a tecnologia está em constante mutação, necessitando de cuidado constante. Quando a empresa faz isso de maneira adequada, as chances de sofrer quedas no sistema são consideravelmente reduzidas.

 


Tailan Oliveira - professor universitário e head de operações de vendas na Moove, uma empresa do Grupo ALFA.

 

Moove

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