Projeto REAJA, do Colégio Rio Branco, enfatiza a importância
da participação ativa e autônoma de jovens em pautas de meio ambiente e
iniciativas voltadas à preservação
Desde
1972, quando ocorreu a Conferência de Estocolmo, 5 de junho foi instituído como
o Dia Mundial do Meio Ambiente, data voltada à conscientização ambiental.
Segundo Maryana Eiras, coordenadora do Projeto REAJA do Colégio
Rio Branco - Unidade Granja Vianna, “essas discussões devem incluir
os estudantes desde cedo, pois a convivência cotidiana com pautas relacionadas
à preservação desenvolve o pensamento crítico e leva a mudanças no estilo de
vida”.
No
Colégio Rio Branco, o Projeto REAJA – Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao
Ambiente – foi uma necessidade e iniciativa levantadas pelo corpo estudantil e,
em 2022, completa 15 anos. Fanny Sanciarai, coordenadora do
projeto na Unidade Higienópolis do colégio, defende que movimentações desse
tipo são essenciais para desenvolvimento do jovem, bem como trabalhos
interdisciplinares voltados à temática.
“As
instituições de ensino devem, por exemplo, promover rodas de conversa a
respeito de documentários e problemas ambientais da atualidade, incluindo os
alunos de forma ativa e permitindo que eles proponham ideias e movimentos”,
sugere Eiras. Tornar o espaço escolar propício à conscientização de todos
é fundamental para a construção de uma cultura da sustentabilidade.
Dessa
forma, promover o engajamento dos jovens por meio de pesquisas e da publicação
de pautas sobre a preservação do meio ambiente é um caminho bastante frutífero.
No Colégio Rio Branco, estudantes também surgiram com suas propostas, como a
oficina de confecção de brinquedos pedagógicos com materiais de reuso na
Unidade Higienópolis, cuja proposta é fazer jogos que exercitem atenção,
concentração e atividade motora, enquanto estimulam a reciclagem.
Sanciarai
explica que, “integrados a discussões sobre o meio ambiente, os estudantes
conseguem desenvolver competências que os tornam engajados, podendo tornar-se
líderes e, até mesmo, construir carreiras voltadas à preservação”. Eiras
complementa que as pautas ambientais incluem conhecimentos gerais, fundamentais
para a construção de repertório sociocultural exigido em vestibulares e
redações.
Já
os impactos de projetos como o REAJA se estendem para muito além da escola.
Enquanto, por um lado, os estudantes envolvem toda a comunidade escolar, como
colaboradores e familiares, em suas propostas e em eventos organizados, também
levam os resultados do trabalho desenvolvido para a sociedade como um todo. A iniciativa
dos alunos do Colégio Rio Branco, ao longo dos anos, já consolidou parcerias
com diversas instituições sociais, como por exemplo, a ONG “Fazer o Bem
Transforma”.
Para o Dia do Meio Ambiente, o REAJA
pretende comemorar suas conquistas, como forma de incentivo aos estudantes
protagonistas do projeto. Na unidade Granja Vianna será apresentado um vídeo
exibindo o antes e o depois de iniciativas executadas, enquanto, em Higienópolis,
serão expostos os brinquedos pedagógicos já concluídos, anunciando que, ao
longo do ano, pretende-se que cada sala do Ensino Fundamental I do colégio
tenha seu próprio kit.
Colégio Rio Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário