sexta-feira, 27 de maio de 2022

PARA QUE SERVE A ESCOLA?


Uma discussão recente, sobre o Homeschooling, que pode ser definido simplificadamente como um projeto de educação domiciliar, suscita algumas questões antigas, porém muito atuais.

 

Sabemos sobre a importância da escola e seu lugar fundamental na formação das pessoas. Entendemos esse espaço como imprescindível. Indiscutivelmente, percebemos seu diferencial. Mas, afinal, para que serve a escola?

 

Sim. Já parto da premissa de que um ambiente de tamanho destaque possui uma serventia, uma finalidade. Essa costuma ser uma das métricas do sistema em que vivemos.

 

E que aqui cabe como parâmetro. Quando colocamos crianças para passar a maior parte de seu tempo nas escolas, certamente as expectativas não se restringem ao âmbito cognitivo ou intelectual. Ou, pelo menos, não deveria ser assim.

 

A escola é nosso primeiro espaço de socialização para além de nossa família. É nela que vamos iniciar nossa compreensão real de que existem pessoas além de nós. E que esses outros têm enorme importância em nossa formação.

 

No espaço escolar, aprendemos a dividir, a cooperar e a trocar. Nele, desde muito cedo, recebemos ensinamentos sobre empatia, afinidade e afeto. Descobrimos como enxergar, sentir e tocar pessoas.

 

Possivelmente, isso não faz parte do currículo escolar, tal como a Biologia, a Química e a Matemática — que, por sinal, reforço aqui serem capitais.

Contudo, são cada vez mais imprescindíveis em nosso dia a dia.

 

Ainda mais nesse momento, em que polaridades cada vez mais se acentuam, onde o discurso de ódio impera soberano, onde a impaciência e a intolerância ganham espaço. Nesse contexto, a escola como espaço de interação é basal.

 

Homeschooling, em si, não é prejudicial ou benéfico. Caso os pais sejam adeptos dele em paralelo às atividades escolares, acredito que as crianças serão duplamente beneficiadas.

 

O risco que corremos é de cairmos no reducionismo de acreditar que, ao reproduzir conteúdos programáticos, estamos dando conta de toda a complexa área de desenvolvimento relacional, social, afetivo, intelectual e cognitivo -- tal como realmente acontece no espaço escolar. E isso, claramente, não é real.

 

 

Bruna Richter - Psicóloga graduada pelo IBMR e Bióloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Psicologia Positiva e em Psicologia Clínica, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Também é formada em Artes Cênicas pelo SATED do Rio Janeiro, o que a ajudou a desenvolver o Grupo Grão, projeto voluntário que atende pessoas socialmente vulneráveis, onde através de eventos lúdicos, busca-se a livre expressão de sentimentos por meio da arte. Seus livros infantis “A noite de Nina – Sobre a solidão”, “A música de dentro – Sobre a tristeza” e “A dúvida de Luca – Sobre o medo” fazem parte de uma trilogia que versa sobre sentimentos por vezes vistos como negativos, mas que trazem algo positivo se olharmos para eles mais atentamente.


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