terça-feira, 31 de maio de 2022

Geração Z pretende continuar aprendendo remotamente mesmo após a pandemia

Carlos Fernando Araújo Júnior, Diretor Acadêmico de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Educacional, aponta como a EAD contribuiu para qualificar os pós-millenial

 

A pandemia de Covid-19 revolucionou os processos de aprendizagem. Neste cenário, a Educação a Distância (EAD) ganhou um novo olhar, e profissionais e estudantes passaram a investir na modalidade não só como forma de manter o distanciamento social, mas de seguirem focados em seus objetivos. Dentre outros fatores, um curiosamente chama a atenção: o perfil geracional. Os pós-millenials, conhecidos como geração Z, nascidos a partir de 2000, pretendem continuar no sistema remoto mesmo no cenário pós-pandemia.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Júnior, Diretor Acadêmico de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Educacional, o Brasil possui atualmente cerca de 30 milhões de jovens da geração Z, público com diferentes perfis de comportamentos e que tendem a influenciar todas as outras gerações. “Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, muitos estudantes, pela primeira vez, passaram pela experiência da educação à distância. A inserção nessa modalidade abriu ainda mais oportunidades para eles, pois ocorreu uma mudança, sobretudo, de mentalidade, com a tecnologia tornando-se uma aliada no processo de educação de qualidade”, destaca.

“A EAD não é mais uma questão de escolha dos estudantes, pois o uso das novas tecnologias já faz parte da rotina fora do ambiente de aprendizado. Reforço também que esses jovens podem se aproveitar da educação a distância para aprimorar a carreira profissional”, completa o Diretor Acadêmico de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Educacional.

A pesquisa “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), aponta que, mesmo durante a pandemia, há uma demanda reprimida de estudantes que desejam iniciar cursos de graduação. No primeiro semestre de 2021, por exemplo, foram 38% dos entrevistados. Desses, 46% demonstraram interesse no ensino à distância (EAD). 

Uma das grandes vantagens da educação online é a possibilidade do aprendizado contínuo, elemento que proporciona um maior direcionamento de carreira e que é um desejo dessa geração. Além de complementar os conhecimentos, os estudantes podem abrir muitas portas no mercado de trabalho, já que a demanda da maioria das empresas é por profissionais especializados e focados em áreas específicas. “A geração Z é proativa, crítica, intensa e tem necessidade de conhecimento contínuo. O mercado de trabalho tem muito a ganhar com esses jovens e o EAD passa a ser um aliado no processo contínuo de aprendizagem, desenvolvendo profissionais ainda mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, finaliza Carlos Fernando Araújo Júnior.

 

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