Combustíveis
alternativos e futuro do transporte rumo ao zero emissões
Há várias bifurcações possíveis para se chegar a um
destino mais limpo e renovável. O mercado de combustível alternativo já é uma
realidade e a Simone Cotrufo França da Carcon Automotive listou alguns deles
que valem a pena acompanhar de perto. Confira:
Biodiesel
Combustível já consagrado no mercado. Ele pode ser
utilizado na sua forma pura ou misturada para alimentar os veículos que
utilizam o diesel como combustível. A mistura do Biodiesel no Diesel atualmente
é de 10%. É produzido a partir do processo químico de transesterificação de
gorduras vegetais OU animais. Por ser isento de enxofre ajuda a reduzir a
emissão de poluentes. O biodiesel, quando comparado ao óleo diesel mineral, é
capaz de reduzir a emissão de Carbono (CO), além de reduzir a emissão de outros
gases poluentes e agressivos à saúde.
Biometano
Semelhante ao GNV (gás natural veicular) o
biometano é obtido através do tratamento do biogás, onde são retirados
compostos que não contribuem para a combustão. É um combustível que pode ser
misturado ou substituir o GNV em motores ciclo Otto a gás. Biogás é um gás
originário a partir da digestão anaeróbia (sem oxigênio) de matéria orgânica
(resíduos sólidos urbanos, material orgânico e esgoto doméstico). Reduz a
emissão de CO2 e o seu processo de fabricação tem baixo custo. A Carcon tem um
artigo sobre o tema no link https://lnkd.in/djbutNqY
Bioetanol
Diferentemente do etanol que é produzido através de
composições fósseis, o bioetanol é produzido a partir de matéria prima vegetal.
No caso, no Brasil o uso da cana de açúcar é a principal fonte de obtenção
desse combustível. Atualmente, o bioetanol é o único combustível líquido
prontamente disponível para ser utilizado na substituição parcial da gasolina e
vem sendo testado e utilizado para abastecer baterias de carros elétricos.
Gás Natural (GNV)
Apesar de sua origem ser fóssil, ele polui menos
que o diesel. Atualmente é possível ver tanto veículos de passeio como veículos
de carga movidos à GNV. É considerado um combustível mais limpo e econômico.
Energia elétrica/Baterias
Uma das mais badaladas alternativas aos veículos
movidos a combustíveis fósseis, os veículos elétricos são a grande opção que
vem sendo utilizada pelas montadoras. Veículos leves podem ser encontrados nas
concessionárias do país, e infraestruturas estão sendo instaladas para otimizar
o uso dessa tecnologia. Já, quanto a veículos pesados, é possível acompanhar o
crescimento de caminhões tipo VUC que utilizam bateria, além dos ônibus (como
os trólebus) e os retrofitados (veículos a combustão transformados em
elétricos). Para caminhões estradeiros, os estudos já estão avançados, e na
Europa ou EUA algumas empresas já fazem uso dos caminhões elétricos. Esses
veículos são emissão zero e ainda resultam em uma redução significativa de
manutenção.
HVO - Óleo Vegetal Hidrogenado ou Diesel Verde
O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) trata-se de um
combustível Drop-in, ou seja, é totalmente compatível ao Diesel, podendo
substitui-lo sem adaptações de motores ou infraestrutura de abastecimento. Ele
é obtido a partir da hidrogenação de óleos (como soja, mamona, girassol etc) ou
gordura animal (esses insumos podem ser usados separadamente ou misturados).
Este produto é um combustível livre de enxofre e aromáticos e tem um valor
elevado de índice de cetano. A CARCON detalhou o tema em outro artigo. Click no
link e aprofunde-se no assunto: https://lnkd.in/daCgx6iJ
Hidrogênio
O hidrogênio é um dos grandes candidatos a
protagonista para um futuro neutro em carbono. Ele pode ser produzido
diretamente a partir da água por eletrólise (a eletrólise é um processo químico
não espontâneo que ocorre pelo fornecimento de energia elétrica por meio de uma
fonte geradora), mas quase todo o hidrogênio atualmente em uso é gerado a
partir da reforma a vapor do metano ou da gaseificação do carvão o que demanda
muita energia, gerando emissões de carbono. Entretanto, para que o hidrogênio
se torne o protagonista ainda precisará superar grandes problemas técnicos em
torno de sua produção, distribuição e armazenamento.
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