sábado, 2 de abril de 2022

Harmonização facial: Especialista Alexandre Morita explica por que tantos procedimentos dão errado

Especialista em Harmonização Orofacial, o dentista Alexandre Morita também fala o que há de mais moderno no tratamento

 

Popular entre os famosos e influenciadores, a harmonização facial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência da face. O procedimento é um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que combinados melhoram a harmonia da face.  

Especialista em Harmonização Orofacial, o dentista Alexandre Morita contou o que há de mais moderno no procedimento, também chamado de harmonização orofacial. 

"O Ultrassom Microfocado é o tratamento revolucionário. A utilização do Ultrassom Microfocado é uma novidade dentro da Harmonização Orofacial. Esse tratamento uniu tecnologia ultrassônica junto com a suplementação de colágeno no combate ao envelhecimento cutâneo. Do ponto de vista estético, as mudanças mais comumente observadas e que impactam negativamente na autoestima e bem-estar do paciente são o aparecimento de rugas e flacidez cutânea. Isso ocorre devido às mudanças estruturais ocasionadas nas fibras colágenas e elásticas, assim como o declínio da gordura presente nos tecidos e diminuição de tônus muscular. Através da tecnologia do ultrassom, ocorre a coagulação térmica profunda no SMAS (Superficial Muscular Aponeutoric System). O protocolo do Ultrassom Microfocado traz a tecnologia HIFU fracionado (Hight Intensity Focused Ultrassound) que aquece, com previsão, as camadas mais profundas da pele proporcionando a formação de colágeno com tração muscular e finalmente excelentes resultados no tratamento de flacidez facial. Além de tratar a flacidez facial, o procedimento é indicado para elevação de sobrancelhas (efeito lifting não invasivo), ruga marionete, sulco nasolabial, área orbicular dos olhos e contorno facial", explica Morita. 

Por não ser um procedimento cirúrgico, a harmonização facial não tem um efeito permanente. A duração dos efeitos varia de acordo com os protocolos utilizados e também como cada organismo reage. Por isso, é necessário fazer manutenções. 

"Existem procedimentos com tempo de manutenção diferentes, eles podem variar por vários fatores, mas geralmente a manutenção é feita com uma nova aplicação do produto ou sessão do procedimento", pontua Morita. 

Porém nem sempre o resultado é satisfatório. Nas redes sociais, muitos internautas criticaram os procedimentos de alguns famosos. Também é comum haver um certo padrão nos rostos de quem passou pelo tratamento. Mas por que isso acontece?

"Não respeitar as características do rosto e tentar enquadrar em um padrão de beleza não é o caminho. A maioria dos profissionais buscam deixar as faces do paciente dentro de proporções conservadas belas , dentro da nossa cultura. Talvez por isso, muitos tenham ficado com a mesma cara, padronizados. A beleza da face humana não é fácil de ser definida pois um rosto bonito é um equilíbrio discreto com as proporções harmônicas dos terços faciais, simetria entre os lados da face, embora não são determinantes pois pequenas simetrias são consideradas atrativas e definem a individualidade de uma face.

Temos que planejar o tratamento de acordo com a expectativa do paciente e o seu padrão de beleza", analisa o profissional. 

De acordo com o especialista, para obter um bom resultado na HOF é fundamental avaliar as necessidades de cada paciente. 

"Identificando os pontos fortes e fracos da face para propor um plano de tratamento adequado, favorecendo o embelezamento e rejuvenescimento de forma adequada e natural", complementa.

Além da simetria, o tratamento tem como objetivo o rejuvenescimento. Morita diz que o envelhecimento da pele é de caráter fisiológico e ocorre de forma contínua, não podendo ser interrompido, apenas retardado. 

"Os primeiros sinais do envelhecimento começam antes dos 25 a 30 anos de idade como linhas de expressões dinâmicas que se formam apenas durante o movimento da musculatura facial com o passar do tempo. Essas linhas vão se aprofundando e se tornam rugas estáticas evidentes inclusive no repouso", afirma o profissional, que destaca a melhor indicação para prevenir o envelhecimento. 

"A melhor indicação para prevenção é o Botox, tratar os sinais antes que eles fiquem em evidência. Começar cedo garante vantagens como assegurar um resultado mais natural no presente e evitar rugas no futuro. O Botox age relaxando os músculos que formam essas linhas e se for iniciado precocemente é capaz de impedir seu aparecimento e evitar que elas se tornem profundas", esclarece. 

O especialista diz que deve-se levar em consideração também a genética, que pode contribuir fortemente para a velocidade do envelhecimento de uma pessoa. 

"Existem também outros fatores que contribuem para o envelhecimento precoce. Podemos destacar estresse, exposição ao sol sem proteção, má alimentação, o uso exagerado do álcool e o tabagismo. Esses fatores aceleram o processo de envelhecimento precoce", conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário