segunda-feira, 28 de março de 2022

UBE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA ‘METANO ZERO’ DO GOVERNO

  O evento contou com a presença do Presidente,nJair Bolsonaro, e do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite. 


Carlos Catarozzo, diretor da UBE América Latina, um dos principais players globais de membranas para separação de gases, participou, na semana passada, do lançamento de medidas de incentivo à produção e ao uso sustentável do biometano, um combustível renovável obtido a partir da purificação do biogás e que pode substituir os combustíveis fósseis.

Estas medidas fazem parte do programa ‘Metano Zero’, uma iniciativa pioneira do Governo brasileiro para atuar de forma racional e equilibrada na proteção ambiental, a partir do tratamento de resíduos orgânicos para gerar biogás e biometano.

“A questão é extremamente relevante no contexto atual. A inserção do biometano no REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura) permitirá a construção de novas plantas para a produção do biometano, aumentando a oferta do produto”, celebra Carlos.

O Brasil é o primeiro país a tomar medidas concretas desde o Acordo Global do Metano, assinado por mais de 100 países na COP26 - UN Climate Change Conference. “Estas são soluções climáticas encabeçadas pelos Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, com foco no produtor rural e no empreendedor e que geram emprego verde e renda para todos os brasileiros”, completa Carlos.

O programa ‘Metano Zero’ tratará o lixo orgânico, da cidade e do campo (resíduos de aves, suínos, cana, laticínios e aterro sanitário), transformando-o em biogás para ser usado como energia ou em biometano para uso em veículos pesados (caminhões, tratores e ônibus), a fim de reduzir o custo dos combustíveis. O biofertilizante é outro importante produto gerado a partir do tratamento dos resíduos. Já o Crédito de Metano visa gerar receita extra para as usinas de biogás e de biometano; nesta área, o Brasil é pioneiro no mundo. 

“Não é de hoje que a UBE Corporation Europe defende a importância da inclusão do biometano em programas como este. Tanto que estamos prontos para apoiar a indústria e os clientes locais com membranas de última geração. Como um dos principais fornecedores globais de membranas para separar gases, vamos trabalhar junto com o mercado para atingir as metas definidas pelo governo e auxiliar a indústria na geração de energia verde”, celebra o Executivo da UBE. 

As membranas desenvolvidas pela UBE garantem, justamente, eficiência e segurança neste upgrade do biogás para o biometano, resultando em um combustível que atende as normas estabelecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), mais versátil que os outros energéticos e que pode ser aplicado de forma complementar ao gás natural e ao diesel. 

Dentre as principais vantagens do uso da tecnologia de membranas frente a outras tecnologias para o processo de upgrade de biogás, pode-se destacar a não utilização de insumos químicos ou água para remoção do CO2. Devido à sua configuração modular, tanto a operação, manutenção e um possível scale-up da planta são muito simples. 

 

Sobre a UBE

Fundada na cidade de Ube, província de Yamaguchi, no Japão, em 1897, a UBE mantém 11 mil colaboradores em todo o mundo e um portfólio global de produtos. A UBE possui mais de 35 anos de expertise na tecnologia de membranas para separação de gases. Em 1989, a UBE forneceu os primeiros separadores de CO2 para uma planta piloto de tratamento de biogás na Alemanha. 

A UBE vem aprimorando a tecnologia ao longo dos anos e suas principais vantagens são a alta resistência a H2S, podendo operar com concentrações de até 30.000ppm, sem danos ao material. A alta resistência química, térmica e mecânica da poliimida patenteada pela UBE garante uma vida útil longa. Com uma excelente permeabilidade e seletividade, o UBE CO2 Separator garante um processo compacto de baixo CAPEX e OPEX. 

Todas as membranas da UBE são fabricadas no Japão e o escritório brasileiro, localizado em São Paulo, atende a toda América Latina, com ênfase a Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador. 

Conheça mais sobre a tecnologia em:

https://ube.es/products/gas-separation-membrane/    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário