Você
já foi influenciado pelo Instagram ou mesmo pesquisou um serviço/produto
sugerido na rede social? Se sim, você não está sozinho.
Para
se ter uma ideia, essa estratégia influencia a compra de 48% dos jovens entre
18 e 24 anos, de acordo com dados apresentados pela Shareablee. Outro dado
relevante é que 71% dos brasileiros que estão online seguem algum
influenciador, 55% afirmam que costumam pesquisar a opinião de criadores
digitais de conteúdo antes de realizarem uma compra importante, 86% já
descobriram um produto via influenciador e 73%, já adquiriram algo por
indicação desse profissional da internet, de acordo com dados do estudo
“Influenciadores digitais”.
Cada
dia mais uma parte essencial da estratégia de marketing comercial e
comunicação, são serviços e tecnologias relacionadas ao Marketing de
Influência, que auxíliam a potencializar e monetizar a imagem de
nanoinfluenciadores até megainfluenciadores.
A
relevância desse mercado se torna cada dia mais presente para as marcas.
Pensando nisso, os influenciadores ou aspirantes a influenciadores digitais
devem dedicar esforços, tanto para a parte de criação de conteúdo, como
para a questão comercial do seu negócio.
É
importante lembrar que a estratégia de conteúdo dos influenciadores deve
caminhar de mãos dadas com o comercial, para que dessa forma o crescimento
aconteça de forma orgânica.
Sabemos
que quando um influenciador passa a ser notado por marcas que tem a ver com os
assuntos que ele domina no seu instagram, seus nichos, ele está no caminho
certo.
Esse
mercado tem ganhado cada vez mais espaço no meio do marketing e trazido
resultados muito positivos para empreendedores/empresas que apostam na
influência dessas pessoas, principalmente pós-pandemia, onde tudo passou a ser
feito através do digital.
Os
influenciadores digitais vieram para ficar. A profissão impacta na forma como
marcas e empresas divulgam seus negócios e no comportamento dos consumidores, e
muitas vezes é por ela que se alcança o retorno esperado.
Por
isso é importante lembrar que essa é uma profissão do presente e do futuro, e
que existe uma solução para ajudar a monetizar o trabalho de todos os tipos de
influenciadores.
Além
disso, é fundamental enfatizar que conteúdo e comercial caminham juntos no
trabalho de marketing de influência.
Maria Carolina Rossi - jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas
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