terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O avanço no uso de dados por profissionais de marketing para o desenvolvimento de mídias mais assertivas

Informações de qualidade serão essenciais para marcas melhorarem a relação com o público

 

Os dados se tornaram um componente essencial para os setores de marketing. Isso porque, a partir de informações levantadas junto ao público, os profissionais conseguem criar campanhas digitais, ou mesmo crossmedia, cada vez mais assertivas e eficientes. 

Desde 2020, há uma busca incansável no sentido de coletar informações de alta qualidade e torná-las mais acessíveis, com base nos desejos dos consumidores. De acordo com 65% dos profissionais de marketing, a opinião dos clientes é o fator mais importante para as tomadas de decisões de companhias de todos os portes – essa porcentagem subiu 10% desde 2020, dada a relevância do assunto. As informações fazem parte do relatório Tendências & Previsões de Mídia 2022, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

Já o estudo Media Navigator – estratégias de dados para o crescimento de marcas, também da Kantar, revela ainda que 64% dos anunciantes acreditam que os dados de alta qualidade crescerão nos próximos anos e serão fundamentais para as marcas. Além disso, 76% das empresas buscam informações mais dinâmicas, dialogando e colaborando com agências para isolar as variáveis que podem trazer mais lucro para a companhia. 

Em 2022, as marcas terão de controlar os dados disponíveis para tomar decisões criativas de forma mais rápida, gerando crescimento e se destacando diante da concorrência. Além disso, o uso de dados primários – que são coletados diretamente com os clientes – serão essenciais para as empresas melhorarem a relação com os consumidores e criarem campanhas voltadas para eles. 

Para isso, as companhias também deverão investir em sistemas eficazes de segurança, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, passarão mais credibilidade aos clientes, que se sentirão confortáveis em compartilhar as informações pessoais. 

Dentro desse cenário, valerá a pena firmar parcerias com consultorias e empresas de inteligência de dados. Essa união ajudará as empresas a compreender de modo eficiente quais tipos de anúncios os consumidores preferem e como criar mídias específicas da marca.

 

 Kantar

www.kantar.com/brazil


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