Uma das características comuns entre executivos, independente da área em que atuam, são metas e desafios. Se o olhar do executivo e da equipe estiverem voltados para o planejamento estratégico, isso pode ajudar toda a equipe a marcar muitos pontos.
Vender
mais, reduzir custos, e apresentar resultados e lucros é o que mais as empresas
esperam de seus executivos.
Embora
nem todos tenham o domínio das técnicas e metodologias capazes de simplificar
esse processo, aqueles que fazem uso de planejamento estratégico são
comprovadamente mais assertivos.
Se
formos buscar a definição de planejamento estratégico em qualquer dicionário
comum, encontraremos a explicação sobre um conjunto de
mecanismos sistêmicos baseado em processos metodológicos para contextualizar e
definir o estabelecimento de metas, a mobilização de recursos e a tomada de
decisões.
E
é claro, com o grande objetivo de apresentar os melhores resultados para a
empresa.
O
mercado hoje
Hoje
em dia o que mais vemos são executivos pressionados no curto prazo para atingir
resultados e metas que muitas vezes se realizam a médio e longo prazo.
No
entanto, ao meu ver, o que falta mesmo é planejar estrategicamente as ações. É
preciso evitar, por exemplo, a perda de tempo e o gasto de energia em tarefas
que não trazem os resultados almejados.
Foco
no cliente
Como
posso, então, calcular o valor do cliente para a empresa?
O
cliente é visto como um investimento de longo prazo, assim como o retorno por
ele gerado.
Dessa
forma, é preciso distinguir o que a empresa oferece como Valor para
o Cliente (investimento) do que é o Valor do
Cliente (retorno sobre o investimento).
E
para ser mais pontual, é preciso definir o público alvo com clareza, além de
saber a representatividade que ele tem para a empresa.
Uma
das mais ricas estratégias de mercado é acertar o público-alvo, e oferecer a
ele a compra perfeita. E aqui se entende exatamente o produto que ele precisa e
o que você tem para servir a ele.
Mas
afinal, como descobrir qual o perfil do cliente ideal - ICP?
Para
chegar ao mais fiel perfil do cliente ideal, é preciso ter conhecimento da
maior quantidade possível de variáveis que você conseguir.
Por exemplo:
- CNAE;
- Porte da Empresa Faturamento ou quantidade de
funcionários;
- Filiais;
- Tempo de existência;
- Importadora ou Exportadora;
- Multinacional
- Nacional
- LTDA
- SA ...
- Região da Matriz e Filiais;
- Poder aquisitivo da região;
- Nível Sócio Econômico;
- Mobilidade urbana;
- Nível de escolaridade;
- Idade da população…
E
agora que você já sabe quem eles são, é preciso entender onde eles estão.
Em
outras palavras, onde estão os potenciais clientes e como podemos atingi-los?
Uma
das maneiras mais simples é utilizar Big Data Analytics para isso.
Por
exemplo, se o ICP que você identificou é uma empresa, é preciso medir o market
size do ICP no Brasil utilizando tecnologia de ponta.
Assim,
têm-se o resultado da aplicação de modelagem à realidade nacional, justamente
sabendo quantas empresas se adequam ao ICP modelado por você.
É
com o auxílio da tecnologia e Big Data que você identifica onde estão as
empresas que ainda não se tornaram seus clientes e pode agir diretamente nelas,
para inverter esse dado.
Ora,
se existem clientes ideais para o seu negócio, porque as deixar de fora do
hall?
Dicas
para conquistar o cliente ideal - ICP
Aposte
em uma comunicação interativa e direcionada
Permita
que seu cliente o encontre no Google, Yahoo, Bing, blogs, e redes sociais como
LinkedIn, Instagram, Facebook.
Entretenha
e eduque por meio da produção de conteúdos direcionados.
Disponibilize
artigos, vídeos, eBooks, Webinars, e-mail marketing, blog posts.
Tenha
sempre a clara a premissa de acrescentar valor à venda.
E
faça negócios com propósito. O cliente precisa, além disso tudo, entender que
fez o melhor negócio economicamente falando e em relação ao tempo gasto na
negociação.
Valêncio Garcia - Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em
Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan
University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV.
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