quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Cinco hábitos para adotar em casa e ajudar o meio ambiente

As dicas são da Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza


O meio ambiente pede socorro. Nunca antes pautas socioambientais estiveram tão em evidência. Dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) mostram que o Brasil produz, anualmente, mais de 11 milhões de toneladas de plástico. Isso torna o país o 4° maior produtor desse tipo de lixo no mundo. Para que este impacto seja minimizado, o primeiro passo é reduzir o consumo de plástico no dia a dia. Isso pode ser feito por meio de mudanças de hábitos, como ler rótulos, utilizar embalagens retornáveis ou recicláveis, além de aderir aos produtos naturais concentrados para limpeza, aqueles que quando adicionados de água rendem mais e agridem menos o meio-ambiente.

"Temos cada vez mais opções para experimentar e substituir antigos hábitos do dia a dia por escolhas mais conscientes. Essa mudança traduz um estilo de vida mais sustentável e é benéfica para todos", comenta Marcella Zambardino, co-Ceo da Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza.

Para quem não sabe como começar, Marcella deixa cinco dicas que podem ajudar:


1 - Leia a rotulagem dos produtos

"As pessoas não têm o hábito de ler rótulos dos produtos, mas é importante incorporar essa prática ao dia a dia. Nos rótulos é possível encontrar exatamente todos os componentes presentes no produto e entender se o que está comprando tem ingredientes que podem prejudicar sua saúde ou mesmo fazer mal ao meio ambiente", diz Marcella.


2 - Utilize produtos com embalagens retornáveis ou recicladas

"Sabonetes, xampus, hidratantes, lava roupas, limpadores, lava louças e diversos outros itens já são disponibilizados em embalagens ecológicas de verdade feitas de materiais únicos (sem misturas que são um problemão) como papel, metal ou plástico reciclado Precisamos dar mais atenção a eles que, muitas vezes, estão longe das prateleiras dos produtos convencionais", indica Marcella.


3 - Utilize produtos e soluções concentradas para limpeza de roupas e ambientes

"Os produtos concentrados rendem mais e agridem menos o meio ambiente. Os da Positiv.a, por exemplo, podem substituir até 10 itens convencionais. Imagine só a redução do consumo de plástico pela baixa aquisição de embalagens? Além disso, é muito mais vantajoso financeiramente, pois o produto pode ser utilizado diversas vezes", comenta ela.


4 - Conheça as regras da reciclagem e pratique-as

"Parte da baixa taxa de reciclagem no Brasil vem da forma como descartamos os resíduos, falta de coleta seletiva e da complexidade de matérias nas embalagens. Por isso, conhecer as regras básicas de reciclagem já ajudam muito e ainda evita que o excesso de resíduos seja direcionado para o aterro", alerta Marcella. "Procure ter uma composteira para descartar os resíduos úmidos orgânicos, não coloque papel sujo ou molhado no lixo reciclável. Lave as garrafas plásticas antes do descarte e tire a tampa. Idem para os vidros", complementa ela.


5 - Pesquise sobre as empresas que fornecem os produtos que você consome

"Quando o consumidor opta por escolhas conscientes e passa a comprar produtos sustentáveis, ele beneficia todo um ecossistema, pois não é apenas o produto que ele está levando. O ciclo de vida e a etapa de produção de cada produto são levados em conta também, além da estratégia de logística reversa da empresa para reaproveitamento da embalagem", finaliza Marcella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário