Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento. Com a elaboração de um planejamento, é possível verificar a viabilidade, reduzir riscos, elencar oportunidades, criar metas e identificar pontos fortes e fracos de uma atividade.
Mas é importante lembrar que a preparação de um
plano de negócio é um grande desafio, pois exige pesquisa, comprometimento,
persistência, dedicação ferrenha e muita criatividade.
Cada empresa é diferente, mas todas têm uma
necessidade em comum. Com a transformação digital, o ciclo de vendas também
muda. Toda empresa enfrenta o desafio de obter informações em tempo real sobre
o envolvimento de processos, produtos e clientes.
É por isso que você deve considerar a Indústria 4.0
como sua melhor aliada.
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a
indústria 4.0 reúne um amplo sistema de tecnologias avançadas, como
inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem,
que estão modificando os modelos tradicionais de produção e negócios em todo o
mundo.
ADAPTAÇÃO TEM QUE ACOMPANHAR OBJETIVOS
O caminho a ser seguido pelas indústrias que buscam
uma adaptação a essa nova realidade deve estar ligada ao propósito do negócio –
que vai além da venda ao cliente e geração de lucro. Segundo Frank Piller,
todas as empresas precisam se questionar sobre a sustentabilidade de seus
modelos de negócios existentes. Fundamentalmente, um modelo de negócio é uma
hipótese de gerenciamento sobre:
- O
que os clientes querem;
- Como
eles querem;
- Como
uma empresa pode satisfazer esses desejos e lucrar com isso.
O foco da empresa deve permanecer na satisfação do
cliente, mas com a utilização de todos os recursos introduzidos pela indústria
4.0. É dessa forma que se consegue adicionar valor à proposta entregue ao
consumidor e potencializar os resultados obtidos. A coligação entre negócios e
tecnologia é o que pode diferenciar um empreendimento de seus concorrentes.
Além disso, traz a reboque benefícios, como maior eficiência, custos mais
baixos, maiores receitas e processos mais inovadores.
Fábio
Lima - consultor e mentor de empresários e executivos, especialista em gestão
empresarial. CEO da LCC – Light Consulting e Coaching.
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