quarta-feira, 10 de novembro de 2021

EXPOSIÇÃO “FACES OF AUSCHWITZ E ESCRAVIDÃO NO BRASIL”, DA ARTISTA MARINA AMARAL, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA

ARTISTA DE RENOME INTERNACIONAL DEU COR ÀS IMAGENS QUE COMPÕEM À MOSTRA


Para cumprir sua missão, o Museu do Holocausto de Curitiba promove abrangente discussão sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI. Justamente por isso, a programação de aniversário trará pela primeira vez ao Brasil a exposição da artista mineira Marina Amaral, com o tema ‘Faces of Auschwitz e Escravidão no Brasil’.

Destaque da categoria Artes Plásticas e Literatura da Forbes Under 30, que reconhece os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers brasileiros abaixo dos 30 anos, Marina utiliza cores para dar vida a fotografias em preto e branco. Seu trabalho permanecerá no local de 04 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.

A mostra terá entrada gratuita (sem necessidade de agendamento prévio), junto ao Paço da Liberdade SESC Paraná, entidade parceira do Museu na ação.

De acordo com a técnica de Artes Visuais do Paço, Luana Hauptman Cardoso de Oliveira, responsável pelas exposições, a unidade está animada com o desenvolvimento do projeto. “Discutir esses eventos requer cuidado e sensibilidade, mas o debate é essencial. Às vezes, por questões culturais e, porque não, racistas, o debate sobre o Holocausto acaba se sobressaindo e chocando mais do que as questões sobre a escravidão. No entanto, os dois eventos foram traumáticos, desumanos e ainda têm questões não resolvidas. Colocar o Holocausto e a Escravidão no Brasil lado a lado, visualmente, pode facilitar o olhar e a reflexão. Ao colorir as fotografias do período, Marina consegue deixar aquelas pessoas mais próximas de nós. Talvez aí esteja o verdadeiro significado da exposição. Quando seremos, realmente, todos iguais?”, pontua Luana.

A ação faz parte das comemorações de 10 anos do Museu do Holocausto de Curitiba. Para visitá-la, é preciso seguir os protocolos de segurança e prevenção ao COVID-19: uso de máscaras, distanciamento social e o uso de álcool em gel.



SERVIÇO

Exposição “Faces of Auschwitz e Escravidão no Brasil”

Artista Marina Amaral

Até 30 de janeiro de 2022

Museu do Holocausto de Curitiba

Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário