segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Adolescentes ganham novo chatbot para falar sobre autoestima

Com uma linguagem jovem e acessível, Topity conversa online com meninas e meninos, em um ambiente livre de julgamentos, gratuito e confidencial. Primeiros resultados do bot mostram que interação com ele contribui positivamente para a autoestima


Adolescentes e jovens de todo o Brasil ganham um novo chatbot para falar sobre autoestima. O Fundo das Nações Unidas para a Infânica (UNICEF), em parceria com a Dove, lança o Topity, bot que combina game e conversa em uma experiência interativa totalmente gratuita. O Topity busca trazer cada adolescente e jovem para a posição de protagonista em um ambiente privado e livre de julgamentos, com uma conversa conduzida por inteligência artificial e 100% confidencial. O chatbot foi desenvolvido pela startup tecnológica de impacto social Talk2U, e pode ser acessado por meio do Messenger do Facebook e pelo WhatsApp. Ao iniciar a conversar, cada adolescente ou jovem escolhe se quer ser guiado por Dandara ou Gabriel, personagens interpretados por atores que funcionam como anfitriões durante toda a jornada. Em seguida, escolhe os temas que quer abordar, que ditam os rumos da experiência. O Topity conta com oito diferentes desafios, que se assemelham a fases de videogame, divididos em três categorias: Família e Amigos, Redes Sociais e Mídia, e Valorize seu Corpo.

Navegando por cada categoria, meninas e meninos são convidados a conversar, realizar tarefas, recebem dicas e orientações. Todo o conteúdo foi desenvolvido em parceria com psicólogos e especialistas em cada tema, além de adolescentes e jovens, fazendo com que as orientações contribuam, de fato, para uma melhor autoestima e confiança corporal.

"É muito importante que adolescentes encontrem espaços seguros na internet, principalmente quando precisam falar de temas sobre a sua vivência, como a autoestima. O Topity está sendo lançado neste contexto de pandemia, em que muitos ficaram em casa por longos períodos, sem contato com amigos, com a escola, e com a rotina e hábitos alterados. Tudo isso influencia diretamente na autoestima e na percepção sobre o autocuidado. Por meio da conversa com o chatbot, meninas e meninos podem refletir sobre esses assuntos e entender a sua importância, com uma linguagem acessível, expressando suas opiniões de forma interativa," diz Gabriela Mora, oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil.

Para entender o impacto do Topity na autoestima de adolescentes e jovens que passam pela experiência, foi realizado um estudo com cerca de 300 participantes iniciais. O grupo que participou do projeto apresentou maiores índices de autoestima e aceitação do próprio corpo, depois de interagir com o chatbot. Além disso, a pesquisa verificou que adolescentes e jovens que apresentavam menores níveis de autoestima ao iniciar a conversa obtiveram um alívio imediato e relataram se sentirem melhor após a interação.



Sobre o Topity

O Topity é uma iniciativa do UNICEF e da Dove, e foi desenvolvido em parceria com pesquisadoras do CAR, sigla em inglês para Centro de Pesquisa sobre Aparência, da universidade britânica University of the West of England, e a startup Talk2U.

Seguindo as regras de segurança das plataformas, o Topity pode ser acessado no Messenger do Facebook por adolescentes e jovens de 13 anos ou mais, e no Whastaspp, por maiores de 16 anos. Toda a interação é confidencial, criando um ambiente seguro e acolhedor para cada participante.



Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais no site do Unicef Acompanhe as ações do UNICEF no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário