No Brasil,
o WhatsApp é um dos aplicativos de conversação mais utilizados pela população,
tanto para fins profissionais quanto pessoais. Em constante busca para
aprimorar a comunicação entre os usuários, sua recente proposta de atualização
para transformar mensagens de voz em texto, pode trazer benefícios importantes
no contato entre as pessoas. Principalmente, diante da clara dualidade de
preferências entre texto ou voz na plataforma.
A
configuração, segundo o aplicativo, será opcional. Quando permitida, será
possível acessar uma tela de “transcrição”, na qual a mensagem de voz será
revertida em texto e armazenada localmente. Em uma crescente imersão na
população no universo digital, o recurso é uma excelente forma de otimizar o
contato entre as pessoas que preferem o online. Ainda mais, diante da grande
massa da população que utiliza o aplicativo para diversas finalidades.
O Brasil é
o 7º país do mundo que mais utiliza o WhatsApp dentre o público dos 16 aos 64
anos, de acordo com um estudo divulgado pelo Global Web Index’s – quantidade
superior até mesmo dos Estados Unidos em números absolutos. Se tratando
especificamente do recurso de voz, outra pesquisa feita pela Exame em parceria
com a MindMiners, mostrou que 56% das pessoas gostam e preferem mandar áudios,
junto com 57% que gostam de recebê-los.
Quando
utilizada a nosso favor e de forma adequada, a tecnologia é completamente
bem-vinda, especialmente por meio de atualizações e funcionalidades que venham
facilitar nossas rotinas. Por mais benéfica que seja, contudo, não há como
negar a crescente dependência que gera em nosso dia a dia. Não há prova mais
clara disso do que a queda recente do aplicativo, que impactou comércios ao
redor de todo o mundo, impossibilitando a comunicação entre as partes.
Cerca de
84% dos empresários no país preferem o WhatsApp para se relacionar com seus
clientes, segundo dados divulgados pelo Sebrae. São mais de cinco milhões de
contas no WhatsApp Business, contra pouco mais de 20% que utilizam seu próprio
site para vendas. O aplicativo já se tornou uma ferramenta essencial para
muitas pessoas e, por isso, deve ser investido como maneira de aperfeiçoar a
comunicação digital no mundo corporativo.
As empresas
devem sempre se munir e oferecer os melhores e diversos recursos de comunicação
para seus clientes. Quanto mais próxima for essa relação, maior será o
entendimento das necessidades dos consumidores e, como prover as soluções
desejadas. Os robôs, como exemplo, são ótimos recursos e cada vez mais
investidos pelas companhias, facilitando a comunicação, conquistando uma maior
assertividade, aumento da taxa de respostas e, ainda, reduzindo custos com
pessoal na primeira triagem do atendimento.
Os
benefícios com os constantes avanços e atualizações no WhatsApp tendem a
proporcionar enormes benefícios para seus usuários, com resultados maiores do
que a aproximação presencial dentre as partes. Além de aperfeiçoar toda a
experiência do usuário, a maior gama de possibilidades de atendimentos traz uma
maior satisfação do usuário, sabendo que poderá escolher a forma de comunicação
que prefere. Às empresas, cabe a adequação constante ao estilo preferido dos
seus clientes.
Igor Castro - Diretor de Produtos e
Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz,
SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário