Vanessa Wedekin, diretora de produto na BiUP Educação e especialista em estratégia educacional, explica quais são as competências do futuro e porque elas são tão importantes para quem quer crescer profissionalmente.
As soft skills têm-se tornado cada vez mais populares:
são habilidades comportamentais levadas muito a sério em conta por empresas e
recrutadores. Estas habilidades, diferente das hard skills, são fluidas e
desenvolvidas a partir das suas habilidades interpessoais, e não
necessariamente baseadas nos seus conhecimentos técnicos.
Com o avanço das transformações no mercado e nas relações
de trabalho, cada vez mais empresas estão percebendo que precisam de
colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica. Soft skills são
competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, muito mais atreladas à
personalidade e às experiências, do que à formação profissional.
Reconhecer e ampliar suas capacidades é tão importante
quanto ter uma formação específica na área de atuação. Ou seja, é a sua
capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho e seus colegas,
influenciando positivamente o ambiente. A inteligência emocional e o
relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills.
Algumas pessoas parecem ter certas habilidades inatas,
como a criatividade ou a organização. Porém, com um bom autoconhecimento, é
possível aprimorar essas qualidades que já se manifestam espontaneamente e
ainda desenvolver outras, que trarão destaque para um cenário de negócios tão
competitivo.
A seguir, algumas soft skills que o mercado tem
valorizado:
- Inteligência Emocional: se engana quem acredita que
conseguimos lidar com o trabalho separando totalmente nossas emoções. Porém
podemos desenvolver a habilidade de controlar e entender as emoções para que
elas não nos afetem, e mais, para reconhecer e lidar com as emoções do outro
também;
- Comunicação eficaz e assertiva: esta se tornou uma
habilidade básica exigida pelos líderes na hora da contratação. Saber se
comunicar é essencial não somente para passar a mensagem que você quer, mas
para saber captar a mensagem que lhe é transmitida. Atualmente somos
bombardeados constantemente de informação, e desenvolver a habilidade da
comunicação é pontual para conseguir absorver e repassar todas as mensagens da
melhor forma;
- Resiliência: o conceito de resiliência deixou de ser
algo falado apenas dentro dos consultórios de psicólogos e passou a ser algo
normalizado por toda a sociedade. Esta habilidade basicamente se define pela
capacidade de se reerguer após uma queda emocional, motivacional, financeira,
etc. O mercado está valorizando quem busca desenvolver a resiliência porque
pessoas resilientes costumam lidar melhor com a pressão e os altos e baixos do
mundo corporativo;
- Empatia: novamente, uma habilidade que já foi
considerada obsoleta, mas que se mostra cada vez mais em foco. A empatia é a
habilidade de se colocar no lugar do próximo em inúmeras situações e é uma
caraterística buscada principalmente para cargos de liderança, mostrando que o
mercado do futuro é um mercado que busca mais o lado humano dos colaboradores;
- Colaboração: quem não se lembra quando éramos obrigados
a trabalhar em equipe na época de escola ou faculdade e sempre dava algum
atrito, não é? Poderíamos até não perceber, mas estávamos desenvolvendo nossa
habilidade de colaboração, algo que o mercado atual tem valorizado. Afinal de
contas, uma empresa que trabalha unida, cresce mais forte.
Além das habilidades citadas, as empresas têm buscado
cada vez mais diferentes características como flexibilidade, organização,
pensamento criativo, capacidade de resolver problemas, relacionamento
interpessoal, entre outras habilidades que, se analisarmos o mercado de 5 anos
atrás, jamais pensaríamos sobre.
Tão importante quanto desenvolvê-las é saber
identificá-las, principalmente se exercer um cargo de liderança. Diferente das
aptidões técnicas, ou hard skills, estas habilidades não são ensinadas
facilmente, elas são desenvolvidas com o tempo e esforço. Por isto, o
conhecimento sobre este assunto é indispensável no mercado de trabalho, tanto
para quem está realizando a captação de novos talentos quanto na análise de
colaboradores já existentes na corporação
Vanessa Wedekin - diretora de produto e desenvolvimento
na BiUP Educação. Possui mais de 26 anos de experiência em treinamentos e é especialista
em estratégia educacional. Possui MBA em Gestão Estratégica pela INPG Business
School, é Mestre em Educação pela MTSU - Middle Tennessee State University e
Doutoranda em Educação e Negócios pela FCU - Florida Christian University.
Vanessa é apaixonada em mudar a vida das pessoas e melhorá-la através da
educação de qualidade. Como diretora da BiUP, Vanessa já ajudou a mudar a vida
de mais de 3 mil pessoas em menos de 1 ano de atuação juntamente com a empresa.
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