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Um levantamento encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult revela que 40% das empresas brasileiras, dos mais diversos segmentos, como bancos, seguradoras, educação, saúde e varejo, já aplicaram o recurso de Inteligência Artificial (IA) nos negócios, ganhando destaque à frente de outros países da América Latina. O -estudo aponta ainda que a pandemia acelerou a implantação desta e de outras tecnologias de automação nos negócios brasileiros, especialmente quando envolve o atendimento ao cliente.
As startups Take and Go e Minha
Quitandinha, que atuam diretamente com o varejo, fazem parte
desta inovação para oferecer seus serviços e produtos aos clientes 24 horas por
dia. A Take and Go, por exemplo, combina IoT, automação e IA para proporcionar
novas experiências de compra e de consumo ao disponibilizar uma vending cooler,
como são conhecidas as geladeiras que abastecem até 270 garrafas de cervejas
geladas, nas áreas comuns dos condomínios residenciais ou comerciais. “Após um
pré cadastro na plataforma, a pessoa tem acesso a geladeira, retira as cervejas
e recebe a cobrança em sua fatura automaticamente. Isso é possível com a ajuda
de uma inteligência artificial, que faz reconhecimento de imagem para saber
quantas unidades foram retiradas da vending machine”, diz Gustavo Almeida, CEO
da Take and Go.
Já a Minha Quitandinha, que inclusive surgiu em
plena pandemia, oferece praticidade, conveniência, qualidade e segurança
através de um minimercado autônomo, instalado dentro de condomínios residenciais
verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias. “Para o
consumidor é tudo intuitivo: o minimercado está às mãos e é totalmente
viabilizado pelo sistema de self-checkout. Por sua vez, as compras são
realizadas por meio de um app de celular gratuito que por geolocalização
identifica a loja e permite o passo a passo seguinte bem simples: escanear o
código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo
aplicativo, via cartão de crédito e débito”, pontua Douglas Pena, CRO da Minha
Quitandinha.
Para a geladeira de bebidas alcoólicas, o executivo
afirma que um QR Code é afixado à porta, que só destrava via app, se validados
os dados cadastrais com a Receita Federal, que confirma o usuário como maior de
18 anos. “Além de cervejas geladas, alguns licenciados podem incluir entre os
produtos, sorvete e iogurtes”, finaliza Pena.
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